Minha Cidade, São Bernardo do Campo, Sua região

Patrulha de Natal reforça segurança em centros comerciais de São Bernardo

Patrulha de Natal reforça segurança em centros comerciais de S.Bernardo
Operação se estenderá até o dia 29, mobilizando efetivos da GCM, PM, Cavalaria e Departamento de Trânsito. Foto: Omar Matsumoto/PMSBC

A Prefeitura de São Bernardo lançou a segunda edição da operação “Patrulha de Natal”. A iniciativa destinará reforços à segurança urbana nos principais bolsões comerciais da cidade durante o período das festas de fim de ano. O ato contou com a apresentação da Cantata de Natal, na Praça da Matriz, executada pela Banda da GCM e do Coral Infanto-Juvenil sob regência da maes­trina Simone Strublic.

A força-tarefa, lançada em 2017, se estenderá até o dia 29, mobilizando os efetivos da Guarda Civil Municipal (GCM), da Polícia Militar (PM), com o apoio do Regimento de Cavalarias, do Departamento de Trânsito e de Posturas. A ação tem o objetivo de coibir furtos e assaltos em regiões comerciais que registram o aumento do movimento de pessoas como a Rua Marechal Deodoro, Avenida Prestes Maia, Rua Jurubatuba, Avenida Faria Lima e pólos comerciais nos bairros Rudge Ramos, Taboão, Assunção, Demarchi e Pauli­ceia. A operação terá horário de funcionamento equiparado ao das lojas, todos os dias – inclusive aos domingos -, com atua­ção diária das 8h às 22h.

O prefeito Orlando Morando (PSDB) ressaltou a importância da operação, lembrando que os corredores de compras da cidade recebem, em média, 100 mil pessoas nos sábados que antecedem as festas. “A Rua Marechal Deodoro é o maior corredor comercial popular em extensão do Estado e o segundo maior em vendas, atrás apenas da Rua 25 de março (Capital). Sempre que há concentração de pessoas, o efetivo da polícia deve se fazer presente. Nesta operação, temos como virtude a união da GCM e da PM, juntas em uma ação estratégica e efetiva”, destacou.

PATRULHAS

A atuação da GCM será por meio de patrulhas a pé, motorizadas e com bicicletas, cedidas pela Empresa Silium. As bases comunitárias também estarão nessas regiões. Já a PM fará a segurança por meio de patrulhas a pé, motorizadas, bem como cederá bases comunitárias e a cavalaria. Para permitir a ampliação do patrulhamento nas áreas de comércio, a prefeitura irá investir em horas extras dos guardas. Esse reforço será feito por meio da Dejem (Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho Policial Militar).

A movimentação nas áreas comerciais e adjacências será acompanhada pelo sistema de câmeras do Centro Integrado de Monitoramento (CIM). Apenas na Marechal Deodoro são seis câmeras que monitoram o fluxo de pessoas, atentas a atividades suspeitas. “É uma época do ano que atrai pessoas mal intencionadas. Mais do que lançarmos esta ação inédita, estamos fazendo uma campanha mais abrangente, que envolve toda a sociedade. É a polícia, por meio de suas modalidades, e a sociedade participando para gerar uma maior segurança”, disse o secretário de Segurança Urbana, coronel Carlos Alberto dos Santos.
Em conjunto com a Associação Comercial e Industrial de São Bernardo (Acisbec), será realizado um trabalho de conscientização da po­pulação com distribuição de folhetos com dicas de segurança para lojistas, escolas, igrejas, empresas, Conselho de Segurança (Consegs) e demais entidades.

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*