Uncategorized

Virada Inclusiva de São Caetano celebra diversidade, inclusão e superação

A Praça dos Imigrantes recebeu no último fim de semana a segunda edição da Virada Inclusiva da Prefeitura de São Caetano. O evento foi organizado pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência ou Mobilidade Reduzida (Sedef), em parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo.

“Hoje é um dia de festa, cultura,  esporte e lazer. A Virada Inclusiva tem esse papel. E nós, da Administração Municipal, só temos a agradecer a vocês, familiares, organizações da

sociedade civil, as pessoas que militam pela causa da pessoa com deficiência e a todos os que promovem efetivamente a melhora na qualidade de vida dessas pessoas e,

consequentemente, dos seus familiares”, discursou o prefeito José Auricchio Júnior. “Podem ter certeza de que vocês vão continuar tendo todo o amparo e apoio para termos escolas cada vez mais inclusivas e, assim, uma sociedade melhor para todos nós”, completou.

Entre as atrações do dia, foram realizadas dançaterapia, contação de histórias e shows musicais com interpretação simultânea em Libras (Língua Brasileira de Sinais), ballet adaptado, oficinas, atividades físicas e esportivas adaptadas e inclusivas, com a participação de pessoas com e sem deficiência, provenientes de instituições e de escolas públicas do município.

“A Virada Inclusiva é uma grande oportunidade de convivência, onde todos podem estar mais próximos, envolvidos nas várias atividades, conhecendo um pouco mais sobre possibilidades, desafios, conquistas e lutas das pessoas com deficiência e seus familiares”, explicou a secretária da Sedef, Adriana Gomes da Fonseca. “A Sedef preparou com muito carinho esse momento e está sempre de portas abertas, para, juntos, trabalharmos em prol da garantia dos direitos das pessoas com deficiência em São Caetano”, acrescentou.

“É uma alegria muito grande participar mais uma vez da Virada Inclusiva em nossa cidade, onde temos a oportunidade de mostrar um pouco do nosso trabalho”, relatou a diretora da Fundação Municipal Anne Sullivan, Solange Keller. Alunos, professores e auxiliares da instituição apresentaram ao público a dança “Diversidade”, com a música Normal é ser Diferente.

LIBRAS

A prefeitura, por meio da Sedef, ministra gratuitamente, todos os anos, curso de Libras aos servidores públicos municipais e aos munícipes em geral. Serão abertas inscrições para as turmas de 2019, de 10 a 12/12, na sede da Sedef (Alameda Conde de Porto Alegre, 800, Bairro Santa Maria), das 9h às 17h.

PIONEIRA

São Caetano é a primeira e única cidade do ABC a ter uma secretaria voltada exclusivamente à garantia dos direitos às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Criada em 2011, pelo prefeito José Auricchio Júnior, a Sedef conta com técnicos especializados para atender a todos os munícipes, de segunda a sexta-feira, 8h às 18h.

 

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*