Uncategorized

Espaço Verde Chico Mendes tem ação educativa com simulador de trânsito

Simuladores de realidade virtual para a educação no trânsito estarão à disposição do público no Salão de Exposições da Fundação Pró-Memória, localizado no interior do Espaço Verde Chico Mendes (Avenida Fernando Simonsen, 566, Bairro São José), em São Caetano, neste sábado (8), das 10h às 16h. O público terá a oportunidade de vivenciar algumas circunstâncias a que o motorista está sujeito ao adotar atitudes de risco ao volante.

De iniciativa da Prefeitura de São Caetano, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), em parceria com a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), a ação educativa simula situações de imprudência no trânsito.

Chamada de “Rodovírtua”, a ferramenta desenvolvida pela Artesp em conjunto com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), consiste no uso de óculos de realidade virtual com vídeos 360 graus. Os vídeos abordam a importância do fator humano nos acidentes (90% dos acidentes têm como motivação imperícia, imprudência e desatenção).

Ao colocar os óculos de realidade virtual, a pessoa sente-se como se estivesse dentro do filme, vivenciando a ação como se fizesse parte da cena. Alguns dos temas explorados nos vídeos interativos e sensoriais são a combinação entre álcool e direção, o uso do celular ao volante, os riscos da ultrapassagem perigosa e sobre a importância do uso da passarela pelos pedestres.

A recomendação é que apenas maiores de 14 anos participem da experiência. Para quem estiver abaixo dessa faixa etária, a vivência será permitida somente se o responsável autorizar.

FOCA

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SP) participa da atividade com o personagem da campanha “Foca no Trânsito”, um alerta sobre o alarmante índice de mortes no trânsito por falha humana (94% das vítimas fatais, de acordo com dados do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito – Infosiga). Inspirada em memes das redes sociais, a simpática foca alerta para os comportamentos de risco no trânsito.

NÓS SOMOS O TRÂNSITO

As atividades de educação no trânsito no Espaço Verde Chico Mendes acontecem em ocasião do Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito, celebrado no terceiro domingo de novembro. Elas são parte da campanha “Nós Somos o Trânsito”, instituído pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que tem por objetivo a conscientização social sobre os cuidados básicos que todo o motorista e pedestre devem ter no trânsito. A proposta é integrar poder público e sociedade civil com o objetivo de aumentar a segurança nas ruas e rodovias do país.

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*