Esportes, Futebol

Corinthians confirma demissão de Jair Ventura

Corinthians confirma demissão de Jair Ventura
Jair Ventura não resistiu à péssima campanha no Brasileiro. Foto: Daniel augusto Jr/Agência Corinthians

O Corinthians deu início ontem (3) ao processo de reformulação do time para 2019. A primeira medida, conforme vinha se desenhando nas últimas semanas, foi a demissão do técnico Jair Ventura. O subs­tituto será Fábio Carille.

A diretoria deve oficializar hoje o retorno do treinador que levou o time ao bicampeonato paulista (2017 e 2018) e ao título do Brasileiro do ano passado. Só não o fez ain­da porque falta pagar ao Al-Wehda, da Ará­bia Saudita, a res­cisão contra­tual de US$ 700 mil (cerca de R$ 2,5 milhões).
Carille deixou o Corinthians em maio e assinou por duas temporadas com o clube árabe. Ainda não explicou o motivo do rompimento. Nos bastidores, comenta-se que se decepcionou com os dirigentes, que não cumpriram a promessa de montar um elenco forte.

O técnico retornará com a missão de fazer a equipe paulista voltar a brigar na parte de cima da tabela. Jair Ventura deixou o time com retrospecto de rebaixado, com aproveitamento de 31,6%. Em 19 jogos, obteve quatro vitórias, seis empates e nove derrotas. Pegou o time em oitavo no Brasilei­rão e o entregou em 13º.

Apesar dos péssimos nú­meros e da trama nos bastidores para tirá-lo do car­go, Jair agradeceu ao presidente Andrés Sanchez ao se despedir.
“Jamais faltou dedicação, vontade e empenho da parte de ninguém”, justificou. “Obri­gado ao presidente pela confiança, a toda diretoria pelo apoio, à comissão técnica e aos jogadores pelo trabalho árduo e à Fiel por sempre nos empurrar, seja nos bons ou nos maus momentos. Sorte e sucesso.”

Jair evitou dar entrevistas nas últimas semanas. Estava preocupado em afastar o Corin­thians do rebaixamento. Enquanto isso, Andrés Sanchez começou a tratar da mudança de comando técnico.

Em Londres, há três semanas, o dirigente se encontrou com Paulo Pitombeira, empresário de Carille, quando iniciou a reaproximação entre clube e técnico. Na última quinta-feira houve novo encontro entre dirigente e empresário em São Paulo para formalizar de­talhes do novo contrato.

Ao confirmar Carille, o Corinthians espera colocar um fim à queda de rendimento da equipe que começou quando o treinador foi para a Arábia Saudita. Osmar Loss foi o primeiro substituto. A tentativa era manter a fórmula que havia dado certo com o antecessor: efetivar um treinador da base, com conhecimento do elenco e dos métodos de trabalho do clube. Loss, porém, dei­xou o comando após 25 jogos, com dez vitórias, dez derrotas e cinco empates. Jair saiu-se pior e finalizou o Brasileirão dois pontos acima do Z4.

APROVADOS

O volante Richard e o atacante André Luis passaram por exames médicos ontem antes de assinar contrato. Com a dupla, o Corinthians já tem quatro reforços confirmados para 2019. O lateral direito Michel Macedo, 28 anos, e o atacante Gustavo, 21, são os outros dois contratados.

Richard, 24 anos, estava no Fluminense e fez o gol que ajudou o time a vencer o América-MG e se livrar da degola. André Luis, 21, defendeu a Ponte Preta nesta temporada e fez 11 gols na Série B.

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*