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‘Turandot’ encerra a temporada lírica de 2018 do Theatro Municipal de São Paulo

Turandot encerra a temporada lírica de 2018 do Theatro Municipal de São Paulo
Umas das mais conhecidas óperas ganha produção grandiosa com direção cênica de André Heller-Lopes e direção musical do regente titular da Orquestra Sinfônica Municipal, Roberto Minczuk. Foto: Divulgação

O Theatro Municipal de São Paulo encerra a temporada lírica de 2018 com a ópera Turandot, de Giacomo Puccini, uma das mais famosas e monumentais obras do repertório italiano. Para essa grande produção, a concepção e a direção são assinadas por um dos mais respeitados diretores cênicos brasileiros, André Heller-Lopes​. As récitas acontecem nos dias 16, 17, 19, 21, 22 e 24, às 20h, e no dia 25, às 18h.

No palco, estarão mais de 170 artistas. A Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo se apresenta sob o comando do maestro Roberto Minczuk, que também assina a direção musical do espetáculo. O Coro Lírico terá regência de Mário Zaccaro e o Coral Paulistanoda maestrina Naomi Munakata.

“Neste ano, o Municipal teve uma temporada de óperas que valorizou títulos quase desconhecidos do público em geral e outros mais populares até mesmo para quem não costuma frequentar casas de ópera, como o caso de La Traviata, que possui árias famosas que já serviram até de trilha sonora cinematográfica. Agora, com Turandot, esperamos ter uma reação semelhante da plateia, já que ela possui uma das árias mais famosas do repertório operístico mundial, Nessun dorma”, ressaltou o secretário Municipal de Cultura, André Sturm.

A obra de três atos é ambientada na China, no tempo das fábulas, e recriada sob olhar da Commedia Dell’Arte italiana. A trama, com toques modernos, fala de umaprincesa que evita se casar, impondo a todos os seus pretendentes que resolvam três enigmas correndo o risco de perderem suas vidas: quem não consegue solucioná-los tem sua cabeça cortada – ao começar a ópera quase 30 príncipes já morreram buscando vencer. Turandot vinga sua ancestral Lou-Ling que foi violentada e morta por um príncipe estrangeiro. Calaf, príncipe estrangeiro, encanta-se pela beleza de Turandot e aceita o desafio. A ópera traz ainda uma das mais doces heroínas de Puccini, a escrava Liù. Apaixonada em segredo por Calaf, ela sacrifica-se por amor, sem revelar o nome de seu amado.

 

SOLISTAS

Como Turandot, Elizabeth Blancke-Biggs,grande soprano dramática norte-americana, faz sua estreia em São Paulo após elogiadas apresentações em outros países da América Latina, se revezando com Annemarie Kremer, que retorna ao Municipal: a cantora foi Salomé na produção homônima de 2014. O tenor canadense David Pomeroy faz sua estreia na América do Sul na interpretação de Calaf, papel que divide com o grande tenor brasileiro Eric Herrero.

No papel deLiùse alternam as cantoras paulistas Gabriella Pace, soprano radicada na Europa que celebra 20 anos de sua estreia no Municipal,e Marly Montoni, jovem que está em sua terceira produção de ópera na casa. Timur será interpretado pelos consagrados baixos brasileiros Luiz-Ottavio Faria e Carlos Eduardo Marcos.

 

Os três ministros da corte de Turandot, Ping, Pang e Pong, responsáveis pela cenas de humor,serão cantados respectivamente pelo barítono Vinícius Atique e pelos tenores Geilson Santos e Giovanni Tristacci.  Santos também se apresenta no palco como o Príncipe da Pérsia e Tristacci como o Imperador.

 Serviço – 

Local: Sala de Espetáculos – Theatro Municipal de São Paulo, Praça Ramos de Azevedo, s/nº – São Paulo

Data: Sexta-feira, 16/11, sábado, 17/11, segunda-feira, 19/11, quarta-feira, 21/11, quinta-feira, 22/11 e sábado, 24/11, 20h; domingo, 25/11, 18h.

Ingressos: R$ 150 / R$ 110 / R$ 40 (meia-entrada para aposentados, maiores de 60 anos, professores da rede pública e estudantes)

Vendas na bilheteria do Theatro Municipal de São Paulo ou pelo site www.eventim.com.br.

Horário da bilheteria: De segunda a sexta-feira, das 10h às 19h, sábados e domingos, das 10h às 17h. Nos espetáculos à noite, a bilheteria permanece aberta até o início do evento; em dias de espetáculos pela manhã, o espaço abre ao público duas horas antes do início da apresentação. Apenas venda e retirada de ingressos para os eventos do Theatro Municipal de São Paulo.

 

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