Uncategorized

Prefeitura de Diadema e Unifesp preparam Atlas Ambiental

Nesta sexta-feira (9) foi realizado, no Quarteirão da Saúde workshop para apresentar e discutir os resultados do projeto Atlas Ambiental do município de Diadema. Trata-se de um trabalho pioneiro produzido por docentes, técnicos, alunos de graduação e pós-graduação do curso de Ciências Ambientais da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP – Campus Diadema), Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística, (IBGE), em parceria com a Prefeitura de Diadema.

O Atlas Ambiental visa disponibilizar acesso ás informações que permitam mapear as características do ambiente natural, urbano e social de Diadema, além de realizar ações conjuntas entre a municipalidade e a comunidade científica – tecnológica e demais profissionais engajados no projeto.

“Nosso objetivo é apresentar os resultados de um ano de levantamento de dados. Vamos sincronizar as informações do IBGE e da Prefeitura. Este Atlas de Diadema será uma importante ferramenta para nortear as políticas ambientais”, comentou a professora da UNIFESP Ana Luísa Bitecourt.

O Atlas está sendo desenvolvido por diversas equipes dedicadas a temáticas diferentes: Meio Físico: geologia, geomorfologia, solos, recursos hídricos, fauna, flora, biodiversidade e atmosfera; Meio Urbano: evolução do meio urbano (serie histórica a partir de fotografias aéreas), clima urbano/qualidade do ar, solos urbanos, áreas de riscos, resíduos, fontes poluidoras, saneamento/tratamento; Saúde e Meio Ambiente; Educação, Arte, Cultura e Etnologia; Gestão e Políticas Públicas: prognósticos atuais e perspectivas futuras; Direito Ambiental.

“Com o mapeamento teremos uma qualidade de informação muito importante, que irá auxiliar para uma gestão eficiente. Estamos somando esforços e vai dar muitos frutos para a cidade”, comentou o vice-reitor da Unifesp, Nelson Sass.

Para a secretária de Meio Ambiente, Tatiana Capel, um projeto desta magnitude é muito importante para o município “Um estudo dessa profundidade e detalhamento é inédito no ABC Paulista. Dessa forma, podemos ter dados ambientais sobre fauna, flora, poluição atmosférica concentrados em um único material. Esta parceria engloba todas as áreas da prefeitura. Estamos trabalhando e ansiosos para ver o resultado final”, afirmou.

O workshop contou com a presença, do vice-reitor da Unifesp, Nelson Sass; do vice-diretor do campus Diadema da universidade, Flamínio de Oliveira Rangel; corpo docente e  alunos da instituição, além dos secretários de Meio Ambiente, Tatiana Capel, Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Laércio Soares, e técnicos da prefeitura.

 

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*