Política-ABC, Regional, Sua região

Consórcio Intermunicipal e Universidade Federal do ABC articulam novas parcerias

Consórcio ABC e Universidade Federal do ABC articulam novas parcerias
Secretário Executivo do Consórcio ABC Tunico Vieira visitou a Reitoria da UFABC e se colocou à disposição da universidade para novas parcerias e o desenvolvimento de projetos voltados para a região. Foto: Divulgação

O secretário executivo do Consórcio Intermunicipal ABC, Tunico Vieira, e a técnica de Programas e Projetos, Livia Rosseto, participaram nesta semana de reunião com a equipe de dirigentes da Universidade Federal do ABC (UFABC). Representando a instituição de ensino estiveram na reunião, o reitor, Dácio Matheus; o vice-reitor, Wagner Carvalho; o chefe de gabinete, Vitor Marchetti; e o diretor da Agência de Inovação da UFABC, Arnaldo Rodrigues. Na ocasião, as instituições firmaram  nova parceria com intuito de desenvolver, conjuntamente, projetos que beneficiem a região.

Tunico Vieira teve oportunidade de se apresentar ao reitor e ao corpo diretivo da universidade, além de colocar-se à disposição para a articulação de ações entre o Consórcio ABC e a UFABC. O secretário executivo destacou que “o objetivo é a retomada dos projetos elaborados e desenvolvidos em parceria com a academia, além da ajuda mútua em diversas áreas de atuação da universidade e do Consórcio, em benefício da região”.

Para  Dácio Matheus, “a parceria com o Consórcio Intermunicipal Grande ABC é fundamental para a articulação de políticas públicas na região. Além disso, a entidade contribui para a discussão e desenvolvimento de projetos que mobilizam o meio acadêmico e possibilitam maior diálogo entre a universidade e a comunidade local.”.

Firmado em 2014 entre o Consórcio e a UFABC, o Termo de Cooperação Técnico-Científico (TCTC), instrumento do Ministério da Educação que permite o apoio de instituições de ensino na realização de pesquisas para órgãos públicos, possibilitou a produção do Diagnóstico Habitacional Regional, do Plano Diretor Regional e a elaboração de cartas geotécnicas visando a Gestão Compartilhada de Riscos.

Neste encontro o vice-reitor Wagner Carvalho avalia como bastante positiva a união de forças entre UFABC e a entidade regional e destacou que “há poucos dias tivemos a nossa Semana de Ciência e Tecnologia do Grande ABC, com grande número de participantes, e isso poderia envolver os diversos atores e GTs do Consórcio. A nossa atuação deve ser forte e firme na região”.

Tunico Vieira relatou, ainda, que ao chegar no Consórcio visitou todas as prefeituras e todas as Câmaras da região. “Nós passamos pelo momento de dar satisfação a todos, e isso é importante para a transparência do nosso trabalho. Para vocês terem uma ideia, hoje, sempre tem um servidor para acompanhar a discussão de projetos com quer que seja. O nosso objetivo é que sempre haja alguém que acompanhou essas tratativas e possa dar um briefing da situação para a Presidência da entidade”, afirmou.

CAMPI DA UFABC

Poucos sabem, mas a conquista dos campi de Santo André e de São Bernardo  foram resultados de articulação regional do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, junto ao Governo Federal.

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*