Minha Cidade, São Bernardo do Campo, Sua região

São Bernardo inicia mutirões de ultrassom e mamografia

S.Bernardo inicia mutirões de  ultrassom e mamografia
Orlando Morando participou do lançamento dos mutirões no último sábado. Foto: Gabriel Inamine/PMSBC

A Prefeitura de São Bernardo deu início neste fim de semana a mutirões de exames de ultrassonografia e mamografia. Ao todo, 9.100 procedimentos serão realizados aos finais de semana, das 7h às 17h, nas policlínicas Centro e Alvarenga, de hoje até 08/12. O procedimento inclui feriados.

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), participou do lançamento da ação acompanhado do secretário de Saúde, Geraldo Reple, na Policlínica Centro (Avenida Armando ítalo Setti, 402, no centro).

“Esta ação faz parte de um planejamento do município em não permitir que filas de espera sejam formadas. Trocamos a empresa que rea­lizava os exames de imagem e isso acabou prejudicando o atendimento. Com as ações aos finais de semana, iremos atender todos os pacientes e garantir serviço de Saúde com respeito e qualidade”, explicou Morando.

Os pacientes que vão participar dos mutirões foram acionados por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou pela Central de Regulação. Neste primeiro sábado foram realizados 160 exames na Po­liclínica Centro. Nos demais finais de semana serão disponibilizadas 700 vagas por dia, em ambas unidades.

Geraldo Reple ressaltou que a cidade está oferecendo à população mais oportunidades de manter a saúde em dia. “São Bernardo possui taxa muito alta de absenteísmo. Com as agendas funcionando aos sábados e domingos, tenho certeza que muitos vão aderir ao mutirão”, disse Reple.

Durante a ação, exames de mamografia serão ofertados as mulheres de 50 a 69 anos, que ainda não realizaram o procedimento este ano. A aposentada, Maria de Fátima Souza, 53 anos, aproveitou a oportunidade. A munícipe foi até a unidade para realizar um ultrassom no braço, mas acabou realizando também das mamas. “Confesso que estava enrolando para ir ao médico e fazer a mamografia. Mas hoje, fui pega de surpresa e já realizei o exame. Muito boa a iniciativa”, comentou Maria de Fátima.

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*