São Bernardo do Campo, Sua região

HMU de São Bernardo ganha equipamento que atesta qualidade do leite materno

HMU ganha equipamento que atesta qualidade do leite materno
Morando: “temos mais um motivo para comemorar aqui no HMU. Recebemos importante doação do Rotary de São Bernardo, em parceria com a Fundação Salvador Arena”. Foto: Gabriel Inamine/PMSBC

Referência no Estado de São Paulo, o banco de leite do Hospital Municipal Universitário (HMU) de São Bernardo apresentou, nesta quarta-feira (12), nova máquina que atesta a qualidade nutricional do leite ofertado aos recém-nascidos.  O hospital é primeiro equipamento público de Saúde do ABC e o quarto no Brasil a oferecer a tecnologia.

O prefeito Orlando Morando (PSDB) visitou o banco de leite  e recebeu do governador distrital do Rotary Clube de São Bernardo – Rudge Ramos, Claudio Takata, a  doação da máquina Human Milk Analyser – Myris.

“Temos mais um motivo para comemorar aqui no HMU. Recebemos uma importante doação do Rotary de São Bernardo, em parceria com a Fundação Salvador Arena. O nosso banco recebe por mês 180 litros de leite das mães dos bebês internados no hospital e de doadoras externas. A partir de agora, todo este leite será minuciosamente analisado. Proporcionando, assim, mais qualidade e segurança aos nossos recém-nascidos”, explicou Morando.

Responsável da pasta de Saúde, Geraldo Reple salientou que o novo equipamento vai detalhar a quantidade exata de proteínas e gorduras. “O banco fornece leite para cerca de 80 bebês prematuros mensalmente. Muitos destes recém-nascidos necessitam de uma dieta específica para melhora em curto prazo. Agora passaremos a selecionar o tipo de leite para cada paciente, ocasionando assim um ganho de peso mais rápido e um desenvolvimento sadio”, apontou.

Mãe do pequeno Gael, 1 mês e 7 dias, a professora de Dança Paula Peixinho Sanchez fez questão de participar da solenidade. A criança nasceu prematura e desde o primeiro dia de vida depende do banco de leite para se alimentar.

“Meu filho nasceu de 7 meses e fui muito bem acolhida por todos. Confio muito nos profissionais do HMU e agora sabendo que o leite, que será entregue ao meu filho e a todas as outras crianças é 100% saudável, me deixa extremamente feliz”, disse Paula.

REFERÊNCIA

O banco de leite oferece um serviço de referência para toda a região do ABC. Recentemente, o equipamento conquistou prêmios pelo trabalho realizado. Em abril do ano passado, o HMU ganhou o selo de qualidade na “categoria A”, em prêmio idealizado pelo Ministério da Saúde e pela Fundação Oswaldo Cruz (Friocruz). A certificação atesta que todos os processos de padronização e manuseio do leite são respeitados e que a unidade fornece aos bebês um alimento com qualidade e segurança.

O equipamento também foi reconhecido em duas categorias do “Prêmio Paulista de Banco de Leite”. O HMU concorreu com 57 bancos de todo o Estado de São Paulo e foi premiado duas vezes, como melhor “Volume de leite coletado” e “Volume de leite distribuído”.

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*