Arte & Lazer, Exposição

Últimos dias da “Exposição Kojima 50 Anos de Arte” em Mauá

Últimos dias da “Exposição Kojima 50 Anos de Arte”
Kojima com o filho e o neto: família revolucionou a indústria cerâmica. Foto: Divulgação/PMM

Quando ainda era criança, Yasuichi Kojima vivia em Tajimi, no Japão. Não sofreu as consequências desoladoras da bomba atômica, embora ainda estivesse por lá na época. Nem perdeu ente querido no atentado ao trem que aconteceu na mesma província de onde morava, mas todos esses horrores foram suficientes para seu pai, Shigueo, tomar a decisão de vir para Mauá com a mulher e os filhos.

Hoje com 84 anos, sendo 65 vividos em Mauá, Kojima demonstra suas memórias e vivências por meio de pinturas. Entre elas, uma casa pequena onde morava no Japão com outras cinco pessoas: “Quando tinha terremoto, as telhas caiam em cima da gente e corríamos para nos abrigar em algum lugar”, explicou o pintor apontando para a tela.
A retrospectiva de 50 anos de pintura está exposta no Teatro Municipal e no Museu Barão de Mauá desde o dia 8 de agosto e a próxima semana é a última oportunidade para os admiradores de arte apreciarem as obras.

“Fiz o caminho inverso da maioria dos artistas, geralmente eles trabalham com obras que não são abstratas e vão modificando-as com o tempo. Minha mudança de estilo foi gradativa, não teve um motivo específico”, afirmou.

Porém, a verdade é que qualquer coisa se torna arte nas mãos de Kojima. Pertencente a uma linhagem de artistas, sua família foi res­ponsável por re­volucionar a indústria da cerâmica na região, moldando na mão copos de chás, vasos, pratos e outros objetos com riqueza de detalhes. Recentemente, encontrou porção de argila em seu terreno, material muito escasso de ser encontrado atualmente, e disse querer fazer dois vasos com eles: “Talvez sejam as últimas peças porque a minha saúde está ficando debilitada e demanda esforço, mas a pintura é mais fácil, só precisa ter concentração.”

Serviço – Casa Bandeirista | Museu Barão de Mauá, Av. Dr Getúlio Vargas, 276 – Vila Guarani, Mauá. Telefone: (11) 4519-4011. De segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, e aos sábados, das 10h às 15 horas. Teatro Municipal Anselmo Haraldt Walendy, Rua Gabriel Marques, 353 – Vl Noêmia, Mauá. Telefone: 4512-7480. De segunda a sábado, das 9h às 18h. Até 16 deste mês.

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*