Últimas notícias

Incêndio dobra de tamanho e sul da Califórnia fica em emergência

Um incêndio florestal no sul da Califórnia – que a polícia diz ter sido iniciado por um homem em uma disputa com seu vizinho – dobrou de tamanho durante a madrugada de quinta para sexta-feira (10), enquanto equipes trabalhavam para proteger milhares de casas em uma comunidade à beira de um lago.

O chamado Holy Fire, que começou na segunda-feira em Holy Jim Canyon, no condado de Orange, ao sudeste de Los Angeles, já destruiu 12 estruturas. Apenas 5% dele havia sido controlado até sexta.

“Observamos um comportamento extremo nas porções norte e leste do incêndio. Terreno íngreme, combustíveis secos e áreas inacessíveis continuam sendo um fator na propagação das chamas”, disse o Serviço Florestal americano.

Forrest Gordon Clark, 51, dono de um trailer em Holy Jim Canyon, foi preso nesta semana após um confronto com a polícia.

“Clark foi acusado e vai ser processado por incêndio agravado de cinco ou mais estruturas habitadas, incêndio florestal provocado, ameaças criminais, delitos graves de resistência”, disse a promotoria do condado de Orange. Ele pode pegar de 10 anos de prisão à prisão perpétua.

O chefe dos bombeiros do condado de Orange, Shane Sherwood, disse que o incêndio começou “perto” do trailer de Clark.

“Ainda estamos investigando como exatamente foi iniciado o fogo”, disse.

Uma porta-voz da escritóro da promotoria afirmou que Clark havia feito ameaças contra um vizinho.

O chefe dos bombeiros voluntários, Mike Milligan, disse ao jornal Orange County Register que Clark há tempos tinha problemas com outros donos de trailers e que na semana passada havia feito o alerta de que “esse lugar vai queimar”.

Antes de ser preso, Clark disse à imprensa que não tinha nada a ver com o incêndio.

“Não faço ideia, estava dormindo com fones de ouvido. Quando acordei, todas as minhas coisas estavam incendiadas.”

Mais de 21 mil pessoas foram retiradas de suas casas nos arredores da cidade de Lake Elsinore, de 60 mil habitantes, próximo às montanhas de Santa Ana.

Três bombeiros sofreram ferimentos leves ao combater o incêndio, que atingiu mais de 7.280 hectares.

O governador Jerry Brown declarou a área em estado de emergência.

No norte da Califórnia, um mecânico que ajudava no combate ao Carr Fire, outro foco de incêndio, morreu em um acidente nesta quinta-feira (9), a oitava morte na região.

O Carr Fire destruiu quase 1.100 casas, atingindo 73.250 hectares. Até esta sexta, 51% dele havia sido contido.

Cerca de 160 km a sudoeste do Carr Fire, quase 4 mil bombeiros estão combatendo o Mendocino Complex Fire, que queimou 124.240 hectares e se tornou o maior incêndio da história da Califórnia.

Cerca de 20 incêndios permanecem ativos no estado, com mais de 14.000 bombeiros mobilizados para apagá-los, incluindo reforços da Austrália e Nova Zelândia.

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*