Minha Cidade, São Bernardo do Campo, Sua região

No Dia Nacional de Combate ao Colesterol, São Bernardo promove ações de conscientização

S.Bernardo promove ações no Dia de Combate ao Colesterol
Orlando Morando acompanhou as atividades na Policlínica Centro. Foto: Omar Matsumoto/PMSBC

Sob a premissa de des­tacar ações de hábitos saudáveis no “Dia Nacional de Combate ao Colesterol” – celebrado nesta quarta-feira (8) –, a Prefeitura de São Bernardo promoveu diversas atividades que reforçam a importância da data, como oficinas culinárias, rodas de conversa e bate-papo com nutricionistas, na Policlínica Centro (Avenida Armando Ítalo Setti, 402), no Baeta Neves.

O colesterol alto é uma doença que atinge pacientes de todas as idades, inclusive as crianças. Quando não tratado, pode ocasionar sérios problemas de saúde, como Acidente Vascular Cerebral (AVC), infarto, gordura no fígado e obesidade.

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), participou da ação e salientou o investimento que vem sendo feito na Saúde. “Todos os meses rea­lizamos ações de conscientização sobre a saúde. É um plano de trabalho que vem sendo prioritário na administração, uma vez que ter um diagnóstico precoce é essencial e pode ajudar a salvar vidas”, pontuou.

OFICINA

A auxiliar de enfermagem Aparecida de Fátima de Aguiar, 62 anos, participou da oficina de sucos. Com problemas para controlar os índices de colesterol há anos, deixou a unidade de saúde satisfeita com todas as dicas que recebeu.

“Fui convidada para participar da oficina e estou muito feliz. Tirei todas as minhas dúvidas e agora sei o que é bom para manter a saúde em dia. Chegando em casa, vou replicar tudo que aprendi aqui”, disse Aparecida.

Já o aposentado Luís dos Santos, 62 anos, viu no bate-papo com as nutricionis­tas nova forma de recomeçar. “Recentemente, fiz uma cirurgia do coração. Como moro sozinho, não sabia qual era a melhor forma de me alimentar. Agora, poderei dar mais um passo para essa nova vida”, comemorou.

O secretário de Saúde, Geraldo Reple, destacou a importância dos cuidados da saúde e a manutenção dos níveis de colesterol. “Com a correria do dia a dia, as pessoas acabam se alimentando mal e deixando de lado os exercícios físicos. Por isso, precisamos conscientizar as pessoas a mudar a rotina e planejar uma vida mais saudável. Grande parte da população tem colesterol alto e não sabe. Como é uma doença muito silenciosa, as pessoas desconhecem do perigo”, explicou Reple.

CUIDADO CONSTANTE

A Prefeitura de São Bernardo também mantém na Policlínica Centro o ambulatório de Nutrição. Pacientes de todas as idades são atendidos e avaliados por nutricionistas. No espaço são acompanhados e recebem todo o auxílio necessário para dar continuidade ao tratamento. Por mês, são atendidas 900 pessoas.

O ambulatório funciona exclusivamente aos pacientes que realizam acompanhamento na unidade de saúde. Médicos de outras especialidades encaminham o paciente para iniciar o tratamento nutricional.

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*