Diadema, Política-ABC, Sua região

Filippi lança livro sobre implementação da Lei Seca

Filippi lança livro sobre implementação da Lei Seca
Filippi narra em livro como foi a implementação da lei. Foto: Fábio Salles/Divulgação

Em meio ao início de sua campanha para deputado fede­ral, o ex-prefeito de Diadema José de Filippi Júnior (PT) arrumou tempo para lançar um livro: A construção da cultura de paz nas cidades brasileiras: a experiência de Diadema (Editora Coopa­cesso, 144 páginas).

O livro será lançado durante a Semana Municipal de Literatura de Santo André, que ocorre entre os dias 13 e 17 desde mês, na Câmara.
O petista relata, em en­trevista, as fases da implementação da Lei de Fechamento de Bares, co­nhecida como “Lei Seca”, que foi res­ponsável pelo fim do estigma de violenta de Diadema. Posta em vigor em julho de 2002, a medida reduziu em quase 50% o número de mortes violentas nos dois primeiros anos.

“Decidi publicar o livro para indicar caminhos concretos para o desenvolvimento da governança em segurança pública com cidadania. Para isso, os prefeitos devem assumir protagonismo e se unir a lideranças políticas e da sociedade civil para obter êxito nesse trabalho”, explicou.

“Além disso, é fundamental fazer nova repactuação federativa por meio da atua­ção conjunta de União, Estados e municípios e, ao mesmo tempo, manter diálogo permanente com a população e os especialistas”, prosseguiu.

APROVAÇÃO

No livro, o ex-triprefeito de Diadema descreve como foi atuar em uma área tão complexa e explica sobre o êxito da legislação, que teve aprovação praticamente unânime da população e dos proprietários de bares. Revela, ainda, os desafios para manter o declínio permanente dos índices de violência durante oito anos de gestão, já que foi reeleito.
Filippi também apresenta propostas para a prevenção da criminalidade nos territórios vulneráveis por meio do desenvolvimento da cultu­ra de paz.

Deixe uma resposta