Minha Cidade, Santo André, Sua região

Mães fazem ato em apoio à amamentação em Santo André

Mães fazem ato em apoio à amamentação em Santo André
Cerca de 20 mulheres
se reuniram no Terminal em apoio à amamentação. Foto: Reprodução/Facebook

Cerca de 20 mães se reuniram na manhã de ontem (12), no Terminal de ônibus Vila Luzita, em Santo André, para realizar ato em defesa da amamentação. Mobilizadas pela internet após o relato de que funcionários da Suzantur teriam impedido a dona de casa Thais Magalhães Santina de amamentar seu bebê de um mês no local, na última terça-feira (10).

O grupo organizou um “mamaço”, quando várias mães amamentam seus fi­lhos ao mesmo tempo. Desde que o episódio foi relatado nas redes sociais, a empresa negou que funcionários ti­vessem constrangido a mu­nícipe. A professora Nádia Vieira esteve no local em apoio à Thais e à amamentação. “Havia uma mesa colocada pela empresa com água e café para a gente. Infelizmente, fui abordada por um policial que questionou a veracidade do episódio e isso acontece sim, porque já fui constrangida por amamentar minha filha em público”, afirmou.

O protesto visava, além de apoiar a jovem que relatou ser impedida de amamentar seu filho, discutir o tabu sobre a amamentação em público e a sexualização do corpo das mulheres. “Queremos dar visibilidade à amamentação,. Repudiar essa atitude de coagir e impedir o aleitamento em local público e mostrar a importância da amamentação, o quanto é importante a sociedade estar conosco nesse apoio. Não pode ser superficial, tem que ser constante e efetivo”, afirmou Nádia, que também é consultora de aleitamento materno. “A média de tempo de amamentação no Brasil é de apenas 54 dias e esse tipo de coisa só desfavorece o aleitamento”, completou.

OUTRO LADO

Em nota distribuída aos presentes, a Suzantur – que já negou que funcionários tivessem impedido Thais de amamentar, tendo inclusive vistoriado as imagens das câmeras de segurança – afirmou que “repudia de forma veemente condutas semelhantes a esta, e, além de treinar constantemente seus colaboradores sobre a questão humana, que é sem qualquer dúvida a principal do nosso serviço, realiza periodicamente ações para homenagear a mulher como a entrega de flores em datas especiais, como no dia das mães”.

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*