Uncategorized

Frente fria traz previsão de chuvas, vendavais e tempo gelado para São Paulo

Após um início de semana ensolarado e de tempo ameno, tanto a capital quanto o interior de São Paulo devem ser atravessados por bruscas quedas de temperatura.

A partir de hoje (13), o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) prevê chuvas intensas para o estado, acompanhadas de tempestades de raios e fortes vendavais. A previsão é de que o fenômeno também se estenda por todo o Mato Grosso do Sul, norte do Paraná e sul de Minas.

Desde o último domingo (10), a passagem dessa nova frente fria provoca estragos na região sul do país. Em municípios do interior do Rio Grande do Sul, vendavais deixaram casas destelhadas e postes caídos.

Na madrugada desta terça (12), devido à forte precipitação, desabamentos fizeram duas vítimas no norte gaúcho, uma no município de Ciríaco e outra em Sarandi. Um boletim da Defesa Civil do estado já contabiliza 21 municípios afetados e 984 casas atingidas desde então.

O governador José Ivo Sartori afirma que está monitorando de perto a situação das cidades atingidas. Ele tem uma reunião na tarde desta terça com secretarias e outros órgãos para avaliar os efeitos das chuvas e as ações a serem tomadas. Segundo a Defesa Civil, muitas das localidades atingidas estão sem energia elétrica, o que dificultaria a comunicação.

PREVISÃO

Nesta quarta, para a capital paulista, a previsão do INPE é de mínima de 19ºC e máxima de 24ºC. A partir de quinta (14), os termômetros caem ainda mais, registrando mínima de 15ºC e máxima de 19ºC. Segundo o boletim, sol e calor só começam a retornar (e, ainda assim, timidamente) a partir da próxima segunda (18).

Deixe uma resposta