Copa do mundo, Esportes

Cartilha da seleção pede cuidado com celular e sono à tarde

Cartilha pede cuidado com celular e sono à tarde
Thiago Silva chega à concentração do Brasil em Sochi. Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Uma das principais preocupações da seleção brasileira fora do campo é com o descanso dos atletas. Por isso, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) organizou uma cartilha do sono para orientar os convocados na hora do repouso na concen­tração do Brasil na Rússia.

Há uma carta distribuída aos jogadores com uma espécie de passo a passo. As principais preocupações re­ferem-se à temperatura do quarto e à claridade.

A primeira recomendação é que o ambiente esteja calmo, com o ar condicionado na temperatura entre 21ºC e 23ºC e com roupa de cama que não aqueça muito o atleta. O organismo não atinge o nível de repouso ideal caso o corpo sinta frio ou calor.

Durante o verão de Sochi, cidade base da seleção brasileira no Mundial, o sol nasce por volta das 4h30. Por isso, outra recomendação é que todos os quartos sejam vedados com as cortinas de “blackout”, que impedem a entrada de qualquer raio solar do ambiente externo. A carta ainda ensina como desligar todas as luzes de LED de aparelhos como o ar condicionado e a TV.

Também há preocupação com o ritual que será cumprido antes do sono. O mais importante é não tomar líquidos que contenham cafeína. Além disso, o departamento médico orienta que os jogadores fiquem longe de televisão, tablet, computador e celular nos minutos que antecedem o sono.

Em alguns casos, os aparelhos eletrônicos distraem os jogadores e deixam o cérebro mais agitado do que o ideal para o horário de descanso.

Outra preocupação é com os cochilos tirados à tarde. Há uma recomendação para que se evite o sono vespertino muito prolongado, uma vez que isso pode impedir que os jogadores durmam as oito horas recomendadas à noite.

Descanso

Ontem (11), primeiro dia em Sochi, os atletas ganharam descanso. A primeira atividade em território russo será realizada na manhã de hoje, no estádio vizinho ao resort onde está concentrada a seleção. A estreia do Brasil na Copa será no domingo, diante da Suíça, em Rostov.

 

Recepção da seleção em hotel teve doce típico e dança

A seleção brasileira teve recepção animada na chegada ao hotel em Sochi (RUS), na noite do último domingo (10). Os jogadores foram recebidos por pessoas vestidas com roupas típicas russas, que serviram até doces tradicionais do país.

Neymar não se conteve com as músicas russas e arriscou passos de dança junto com o lateral Marcelo.

O resort em que a seleção brasileira ficará hospedada con­ta com praia privativa, além de ala inteira reservada apenas para a delegação e forte aparato de segurança. Ontem, os jogadores aproveitaram o último dia de folga antes do início do Mundial para curtir a praia privativa.

 

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*