Minha Cidade, São Bernardo do Campo, Sua região

Em São Bernardo, prefeitura institui fisioterapia aquática para pessoas com necessidades especiais

Em São Bernardo, Prefeitura institui fisioterapia aquática para pessoas com necessidades especiais
Atendimentos serão realizados no Centro Especializado em Reabilitação (CER) e irá atender crianças de 0 a 17 anos. Foto: Gabriel Inamine/PMSBC

A Prefeitura de São Bernardo instituiu, nesta quarta-feira (16), o serviço de fisioterapia aquática, para pessoas com necessidades especiais. Os atendimentos serão realizados na piscina aquecida do Centro Especializado em Reabilitação (CER), localizado no Jardim Hollywood, e vai atender crianças de 0 a 17 anos.

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, acompanhou o primeiro dia das crianças na piscina, junto do secretário de Saúde,  Geraldo Reple; do presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito 3),  José Renato de Oliveira Leite, e da coordenadora do CER, Renata Rocha.

“Por muitos anos está piscina do CER ficou inutilizada. Traçamos o planejamento e conseguimos a viabilidade ideal. Hoje  estamos inaugurando um serviço extremamente importante que vai fornecer aos pacientes, um atendimento apropriado, além de qualidade de vida”, explicou Morando.

Já o responsável da pasta de Saúde, salientou que com a implantação da fisioterapia aquática, o município passa a oferecer diversos tipos de reabilitação. “Mais um sonho sendo concretizado.

A partir de hoje São Bernardo está oferecendo todos os tipos de tratamentos possíveis para reabilitar os pacientes. Temos a equoterapia, reabilitação visual, intelectual, auditivas, entre outras”, disse Dr. Geraldo.

TRATAMENTO 

Fisioterapia aquática se trata de um projeto que utiliza a água para reabilitar, prevenir alterações e estimular a coordenação sensório-motora das crianças. O objetivo é acelerar o processo de recuperação. Cerca de 15 crianças serão atendidas por dia, de uma a duas vezes por semana, por uma equipe de profissionais especializados em fisioterapia aquática.

O primeiro paciente a entrar na piscina foi Vinícius Nunes do Carmo de Barbosa, 12 anos. Ele tem distrofia muscular e realiza tratamento no CER há um ano e meio. Atenta, a mãe de Vinícius, Mariza Rosa Barbosa, acompanhou todos os exercícios e ainda agradeceu ao prefeito pela realização.

“Já rodei São Bernardo inteira atrás desse tipo de fisioterapia e nunca encontrei. Desde que meu filho foi aceito nessa unidade, ele evoluiu bastante. Agora, ele teve o privilégio de inaugurar a piscina. Não tenho palavras para agradecer por esse investimento, essa terapia irá beneficiar muitas crianças e acima de tudo, muitas famílias que lutam para ter um atendimento digno”, comemorou  mãe de Vinícius.

ACEITAÇÃO

Durante a cerimônia oficial no CER, um pai interrompeu o ato para também agradecer ao prefeito do município. Seu filho foi acolhido pelo CER e realiza tratamento para deficiência auditiva.

“Eu gostaria de agradecer ao prefeito e a toda a equipe médica e de enfermagem que trabalha nessa unidade.  Todos acolheram meu filho e realizam um tratamento excepcional. Além dos cuidados, eles tratam meu filho de apenas 4 anos com muito carinho”, enfatizou Roberto de Souza, pai do menino Thales.

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*