Editorias, Meio Ambiente, Notícias

Diadema dá início a 2ª edição da Campanha de Consumo Consciente

Diadema dá início a  2ª edição da  Campanha de Consumo Consciente
Alunos criam mascotes para cada escola participante na campanha. Foto: Thiago Benedetti/PMD

A Prefeitura de Diadema lançou nesta sexta-feira (20) a 2ª edição da Campanha “Consumo Consciente de Água, Luz e Telefone e Combate ao Vandalismo na Escola”, no auditório do Quarteirão da Saúde. A campanha foi criada com o objetivo de promover ações permanentes de combate ao desperdício e ao vandalismo. Além de ampliar a discussão sobre uso sustentável dos recursos nas escolas municipais de Diadema.

Em 2 de maio as escolas darão início às ações. Além do cronograma detalhado de atividades que as instituições vão receber no edital do programa, os participantes também devem criar um portfólio com as ações desenvolvidas, um hino e uma mascote, que representarão oficialmente a escola na campanha.

“A síntese da ação, por meio das produções das escolas, demonstra o amplo compromisso de cada unidade, no sentido de combater desperdícios e incentivar a sustentabilidade, com responsabilidade social e ampla consciência ecológica. A rede municipal de ensino é motivo de orgulho para todos nós, cujos desdobramentos ilustram as capas dos cadernos entregues nos kits escolares 2018”, afirmou a secretária de Educação, Tatiane Ramos.

Em 2017, 29 escolas participaram e, juntas economizaram cerca de R$ 450 mil. “Na primeira campanha já tivemos um número significativo de escolas, e este ano acreditamos que as 62 escolas municipais vão participar, até porque fazemos um trabalho com as coordenadoras pedagógicas. A expectativa com relação ao consumo é reduzir de 10% a 25% as despesas com energia elétrica, água, telefone e o combate ao vandalismo”, ressaltou a coordenadora do Departamento de Formação e Acompanhamento Pedagógico, Ana Paula Guedes.

Além do troféu, a escola vencedora vai receber um prêmio surpresa, que será revelado na cerimônia de encerramento em 18 de outubro. Entretanto, todas as instituições participantes, independentemente da classificação, receberão o certificado de “Escola Consciente 2018”.

Menção honrosa

Na cerimônia, também foram entregues certificados de Menção Honrosa para os responsáveis pelas ilustrações nas capas dos cadernos dos kits escolares 2018, que estampam os mascotes feitos pelos alunos durante a campanha e o troféu para a EMEB Chico Mendes, campeã de 2017.

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*