Uncategorized

Ex-reitor da USP é o novo secretário estadual de Saúde de São Paulo

O ex-reitor da USP Marco Antônio Zago foi anunciado, nesta segunda-feira (16), como o novo secretário estadual de Saúde de São Paulo no lugar do médico David Uip, que deixou o cargo após quatro anos e sete meses. Uip deve assumir a diretoria-geral da Faculdade de Medicina do ABC.

Médico, Zago iniciou sua carreira como professor da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto, onde ajudou a desenvolver os primeiros trabalhos de genoma (mapeamento do código genético) no Brasil. Foi um dos cientistas do genoma da xylella fastidiosa, bactéria que ataca os laranjais. O estudo foi capa da prestigiosa revista científica “Nature”, em julho de 2000.

Ele também foi presidente do CNPq (agência ligada ao Ministério da Ciência), de 2007 a 2010, participando da criação de uma rede nacional de institutos de ciência, e foi pró-reitor de pesquisa da USP antes de se tornar reitor em janeiro de 2014.

Com perfil discreto e apaziguador, Zago assumiu o comando da maior universidade do país com o desafio de gerir as finanças da instituição. Para isso, lançou mão de ações como planos de demissão voluntária e congelamento de contratações e obras. O HU (Hospital Universitário), por exemplo, teve de reduzir atendimentos por falta de profissionais.

Quando assumiu o cargo de reitor, em 2014, a folha de pagamento da USP comprometia praticamente todos os recursos recebidos pelo governo paulista. No ano de 2017, o comprometimento com a folha salarial representava 96,41% dos R$ 4,6 bilhões recebidos pelo Tesouro estadual. Apesar de alto, esse índice foi o menor desde 2012, quando a situação da universidade ainda era confortável e suas poupanças, robustas.

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*