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Arteb entra no comércio eletrônico para reforçar atuação no mercado de reposição

Arteb entra no comércio eletrônico para reforçar atuação no mercado de reposição
Arteb tem unidades em São Bernardo e Camaçari. Foto: Reprodução

A Arteb, fabricante de faróis para veículos com produção em São Bernardo e Camaçari (BA), quer expandir sua atuação no mercado de reposição automotiva, que representa atualmente 20% do faturamento da companhia.

Nesse sentido, a empresa anunciou plano que contempla o início da atuação no comércio eletrônico e o aumento do portfólio de reposição.
A divulgação ocorre pouco mais de dois anos após a empresa entrar com pedido de recuperação judicial e um ano depois da aprovação do plano por credores e trabalhadores da fábrica do ABC.

No próximo mês, a empresa vai entrar no e-commerce por meio de loja oficial no Mercado Livre, a qual contará com o suporte de rede de distribuidores e lojistas parceiros que já atuam no canal tradicional.

A estratégia encontra gua­rida em levantamento apresentado pela Fraga Inteligência Automotiva, segundo o qual o Brasil possui 75 mil oficinas para veículos leves e 65% delas compram peças pela internet, sendo que 82% usam o Mercado Livre.

“Será o início do nosso canal direto de vendas com o cliente final. O mercado de reposição deve olhar para o comércio eletrônico como mais uma possibilidade de fazer negócios, tendo em vista a mudança nos hábitos do consumidor”, disse o vice-presidente da Arteb, Edson Brasil.

Paralelamente, a empresa projeta o aumento do port­fólio de peças de reposição, com cobertura de 80% da frota circulante – a abrangência atual não foi divulgada. A empresa também prevê o lançamento de faróis para mais de 20 aplicações.

O plano contemplou ainda a reformulação da área comercial – o que, segundo o vice-presidente da Arteb, já trouxe resultados positivos.

Oásis

O mercado de reposição de autopeças é um dos poucos que se manteve em crescimento, apesar da crise. Segundo o Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças), as vendas nominais (sem considerar a inflação) de peças para o chamado aftermarket cresceram 9,3% no ano passado.

“Nossa proposta de atuação é estar mais presente na reposição com portfólio de produtos abrangente, procurando atender os veículos que concentram maior volume em circulação”, disse Brasil. “Porém, continuaremos fortes no canal montadora, pois detemos a tecnologia para o desenvolvimento de faróis e lanternas em LED, que deve entrar forte nos lançamentos a partir de 2019 no país.”

A retomada das vendas de veículos novos contribuiu para a Arteb registrar aumento de 10% na produção no primeiro trimestre deste ano ante ao mesmo período de 2017.

“Com a retomada da produção nas montadoras, mantemos o fornecimento corrente e estamos participando de novos projetos, o que garante planos de negócio para 2019 a 2021”, prosseguiu o executivo.
No parque fabril de São Bernardo, que atualmente emprega 1.100 trabalhadores, ficam a matriz, o centro tecnológico, duas plantas e a Arteb Tech, que desenvolve itens eletrônicos. A fábrica baiana atende ao complexo industrial da Ford.

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