Brasil, Editorias, Notícias

ABC adere a programa federal que amplia acesso à banda larga

Governo lança programa para levar internet via satélite a municípios sem conexão
Cerimônia de Assinatura do Termo de Adesão ao Programa Internet para Todos e de Liberação do Auxílio Financeiro aos Municípios. Foto: Marcos Corrêa/PR

Atualzado às 23h

O presidente Michel Temer lançou ontem (12) o programa Internet para Todos, que visa levar acesso à banda larga para locais remotos sem conectividade com preço reduzido.

Durante cerimônia em Bra­sília, 2.471 prefeitos assinaram termos de adesão à iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Balanço divulgado ontem pela pasta revela que os sete municípios do ABC aderiram à iniciativa e estavam habilitados a receber as antenas de distribuição do sinal de internet. A previsão é de que cada antena tenha raio de conexão de 1,5 km e a ideia é que sejam colocadas próximas de es­colas e hospitais públicos.

A instalação será custeada pelo governo federal. Caberá às prefeituras arcar com despesas de energia elétrica, determinar os locais de instalação e garantir sua segurança.

As primeiras antenas devem ser entregues em maio e a meta é a instalação de 200 por dia. A operação será feita pela empresa Viasat, dos EUA, contratada pela Telebras.

Ribeirão Pires selecionou 21 diferentes pontos em áreas afastadas da região central que passarão a contar com a conexão. Entre as regiões a serem beneficiadas estão jardins Caçula, Iramaia e Luso, Vila Bonita, Parque do Governador e Sítio do Francês.

“Este é um marco para a ampliação da oferta do serviço de Internet aos moradores, ainda limitado em Ribeirão Pires”, disse o prefeito Kiko Teixeira (PSB), que compareceu à cerimônia.

“Eu acho que nós estamos colocando o Brasil no mundo moderno, trazendo a modernidade para o país. (…) Desde 2005 já se falava desse tema de levar a banda larga para todos os municípios e escolas públicas. Hoje, nós podemos comemorar algo que diz respeito aos países mais avançados do mundo, nós estamos levando banda larga para todos os municípios brasileiros”, declarou Temer.

 

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*