Mauá, Política-ABC, Sua região

Márcio Chaves: ‘gestão moderna é o prefeito confiar na equipe‘

 

Márcio Chaves: ‘gestão moderna é o prefeito confiar na equipe‘
Ex-aliados, Chaves e Atila têm trocado críticas pela imprensa. Foto: Arquivo

O secretário de Saúde de Santo André, Márcio Chaves (PSD), respondeu às criticas que o prefeito de Mauá, Atila Jacomussi (PSB), fez ao seu trabalho quando estava à frente da mesma pasta no município. Os comentários foram feitos por Atila na última quarta-feira (7), durante apresentação do novo gestor da Saúde mauaense, Ricardo Burdelis. “Uma gestão moderna só é possível quando o prefeito confia na sua equipe, o que não acontecia em Mauá”, afirmou Chaves.

O ex-secretário de Mauá de desligou do cargo em dezembro do ano passado, alegando ingerência em seu trabalho. “Fiquei extremamente lisonjeado com as palavras do prefeito. Expressa que nestes três meses que a pasta ficou sem um responsável ele fez uma autocrítica sobre o que vinha fazendo no setor”, afirmou. “Realmente, não era possível implementar um modelo de gestão que não respeita os princípios do SUS (Sistema Único de Saúde); não obedece a critérios técnicos, não respeita contratos nem os funcionários”, completou.

Chaves afirmou, ainda, que espera que o atual secretário, Ricardo Burdelis, tenha sucesso à frente da pasta. “Conheço o trabalho dele, excelente profissional, técnico, e se o prefeito der a autonomia necessária, poderá adequar os procedimentos de acesso ao sistema, promover uma gestão técnica, respeitando contratos e fornecedores, garantindo que não vá haver desabastecimento nas unidades”, destacou.

Márcio Chaves acusou Atila de querer implementar na saúde de Mauá um modelo que não se baseava em critérios técnicos e cujas decisões eram tomadas sem planejamento. Sobre a crítica feita pelo prefeito de que as gerentes das unidades não viam Chaves em visita aos equipamentos, o ex-secretário rebateu que essas funcionárias nunca estavam nas unidades. “Demorou cinco meses até que fossem nomeadas. Depois disso, passavam a maior parte do tempo no gabinete do prefeito e, certamente, não puderam me ver dialogando com a população e com os conselheiros de saúde”, pontuou.

O secretário finalizou dizendo que neste momento, concentra seus esforços à frente da Secretaria de Saúde de Santo André. “Desejo que a saúde de Mauá vá muito bem, porque meus familiares usam muito a rede pública de saúde. Não vou me dedicar a disputas políticas, ainda mais com o prefeito Atila Jacomussi. Estou focado exclusivamente em contribuir de forma técnica com a gestão e o planejamento do prefeito Paulo Serra (PSDB) para Santo André”, concluiu.

Deixe uma resposta