Curiosidades, Editorias

Os sete cachorros mais inteligentes

Os cachorros são considerados os melhores amigos do homem, e cumprem esse papel com louvor
Os rottweilers são cachorros conhecidos por serem bastante fortes e corajosos. Algumas pessoas até têm um pouco de medo dessa raça, já que seus exemplares são bem grandes e pesados. Foto: Divulgação

Que os cachorros são inteligentes, disso ninguém duvida. Porém, entre todas as raças, algumas ainda se destacam nesse quesito. Os cãea são considerados os melhores amigos do homem, e cumprem esse papel com louvor. Afinal de contas, esão tão companheiros, amáveis, divertidos, confiáveis e parceiros quanto um ser humano pode ser.

Porém, não é apenas nessas características que eles se equiparam aos humanos. Existe uma delas, sempre citada tanto pelos tutores de cachorros quanto pelas outras pessoas, como algo marcante: sua inteligência.

“A inteligência desses animais é de deixar qualquer um de queixo caído, e quem sabe como treinar cachorro pode fazer com que os pets aprendam ainda mais” afirma o veterinário Cauê Toscano, do Vet Quality Centro Veterinário 24h.

1 – Rottweiler

Os rottweilers são cachorros conhecidos por serem bastante fortes e corajosos. Algumas pessoas até têm um pouco de medo dessa raça, já que seus exemplares são bem grandes e pesados.

Porém, por baixo dessa armadura revestida de carne, osso e pelos, o rottweiler é um cachorro muito gentil e protetor com sua família e amigos. Historicamente, eles já foram utilizados para pastorear ovelhas na Roma Antiga, puxadores de carroças e até mesmo como guardiões.

Para que não haja nenhum risco quanto à sua força e braveza, o mais seguro é que esses cachorros sejam treinados e socializados, algo que não será muito difícil, já que eles são muito inteligentes.

2 – Papillon

Esse cãozinho engraçado e ativo é facilmente reconhecido pelas suas orelhas caídas e bem peludas. Figuras similares aos papillons foram vistas em retratos da realeza datados do século XVI, o que mostra que suas características chamavam a atenção até do mais alto escalão da sociedade antiga.

Além de ser ativo e muito companheiro, o papillon é ótimo para ser treinado. Como curiosidade, esses são os cachorros mais inteligentes de porte toy (bem pequeno).

3 – Labrador Retriever

Os labradores, bastante parecidos com o Golden Retriever, se encontram entre os cães mais inteligentes do mundo e podem desempenhar as mais variadas tarefas esportivas, o que o torna praticamente um cachorro atleta.

Com pelo batido, patas grandes e uma cauda bem pesada, os labradores se dão muito bem na natação e são capazes de percorrer longas distâncias na água.

Além dessas proezas como caçador, os labradores são espécies ideais para resgates aquáticos, trabalhos terapêuticos e treinamento de outros cães.

4 – Pastor Alemão

Como o próprio nome indica, essa raça era utilizada para o pastoreio, algo que era bastante comum há tempos atrás. Originária da Escócia, essa raça é referência de utilidade e lealdade.

O mundo ficou mais moderno e não existe mais a necessidade de cachorros para o pastoreio de ovelhas, então o pastor alemão foi remanejado para outras funções.

O criador dessa raça foi o alemão Max von Stephanitz, que atuava como capitão e trabalhou junto com a polícia e também com clubes de cães.

Max fez tudo isso para desenvolver uma série de testes de proteção e obediência conhecidos como Schutzhund, que hoje são utilizados para adestramento de cães, embora também possa ser considerada uma atividade recreativa.

5 – Poodle

Muito se engana que essa raça é conhecida apenas por causa dos pelos: os poodles são alguns dos cachorros mais inteligentes que existem. Eles vieram da Alemanha e eram usados para caçar pássaros e também para resgates aquáticos.

Os poodles são cachorros que já foram responsáveis por várias tarefas, desde o pastoreio de ovelhas até o abastecimento de suprimentos aos feridos nos campos de batalha.

Algumas características marcantes dessa raça são o amor, a aptidão para treinamentos e até mesmo o senso de humor.

6 – Doberman Pinscher

Essa raça é conhecida pela sua vitalidade e também pela velocidade, o que faz dele um excelente cão de combate. Ele foi criado exatamente para isso: atuar como um protetor.

O Doberman Pinscher pode ser usado como cão policial e até mesmo em guerras, já que suas características físicas são perfeitas para tais finalidades. Além disso, é claro, a raça está entre os cachorros mais inteligentes, já que pode aprender tudo isso com facilidade.

7 – Border Collie

Dificilmente uma lista com os cachorros mais inteligentes não vai contar com o Border Collie: se isso acontecer, podemos dizer que a lista está errada.

Essa raça é conhecida mundialmente pela sua capacidade incrível de pastoreio de ovelhas, além de sua inteligência ímpar, instintos extraordinários e habilidade para realizar os mais variados serviços caninos.

Ao comprar um cão opte por um canil credenciado e com referência.

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*