Uncategorized

Paulistano encara sol e fila de 5 horas para tomar vacina contra febre amarela

A procura pela vacina contra febre amarela lotou nesta segunda-feira (12) os dois postos volantes instalados na zona sul de São Paulo pela Secretaria Municipal de Saúde, da gestão João Doria (PSDB). Com a temperatura batendo na casa dos 31C, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), paulistanos esperaram mais de cinco horas para se imunizar contra a doença.

Os postos foram montados nos estacionamentos da Petz e do supermercado Pão de Açúcar, ambos na avenida Washington Luís, e funcionaram das 9h às 17h.

A prefeitura decidiu montar os postos volantes depois que um macaco foi encontrado morto na região de Santo Amaro, na zona sul da capital paulista. Exames confirmaram que o animal morreu pelo vírus da febre amarela, mas não foi possível identificar onde ele foi infectado. Por isso, a vacinação foi ampliada para os distritos de Santo Amaro, Campo Grande e Campo Belo.

O analista de sistemas Caio Damasceno, 20 anos, chegou às 7h30 na Petz e saiu vacinado às 12h45. “Soube que esta região [Campo Belo] se tornou área de risco por conta de um macaco encontrado morto com a doença. Se não fosse por isso, não teria tomado a vacina. Achei importante deixar de curtir o Carnaval para me prevenir.”

A pedagoga Suzy Franco, 43 anos, e a família também enfrentaram fila de quase cinco horas para se vacinarem. Ela mora na região do Campo Belo e já havia procurado outros postos no mês passado, mas sem sucesso. “Aproveitamos a folga do Carnaval e encaramos a fila”.

A Secretaria Municipal de Saúde disse que “ainda que está trabalhando para vacinar toda a população” da região e que as filas nos dois postos volantes “são pontuais”. Segundo a pasta, nesta segunda-feira foram vacinadas 2.379 pessoas no posto do Pão de Açúcar e 2.800, no do Petz.

Hoje  (13), estarão abertas algumas UBSs da zona sul da capital paulista, entre elas Americanópolis, Cupecê, Vila Clara, Sacomã, São Vicente de Paula, Vila Moraes e Parque Bristol.

Deixe uma resposta