
Acompanhar o desempenho do aluno por computador ou celular passou a ser uma realidade na rede municipal de Educação de Diadema, a partir deste mês. O município é o primeiro da região do ABC a contar com o sistema da Secretaria Escolar Digital (SED), plataforma digital que viabiliza o acesso a operações que envolvem o cotidiano da administração escolar, como a possibilidade da família acompanhar o desempenho do aluno. A novidade foi possível graças a parceria entre a prefeitura e o Governo do Estado de São Paulo.
O site é um canal para acompanhar a atribuição de aulas das unidades de ensino, emitir comunicados aos funcionários e mensagens (via sms) para os pais e responsáveis sobre a vida escolar dos alunos, como o agendamento de reuniões, carteirinha escolar, além de disponibilizar relatórios de freqüência, boletim escolar e ocorrências na escola.
“Essa é uma importante ferramenta para gerenciar os dados escolares de maneira informatizada. Além de realizar a consulta pelo computador, também teremos um aplicativo (APP) para smartfone que agilizará e facilitará o acesso, sem consumir o pacote de dados móveis do portador”, explicou a secretária de Educação, Tatiane Ramos.
O sistema não terá custo para a prefeitura e vai beneficiar aproximadamente 33 mil estudantes da rede municipal e da conveniada, além de 4 mil funcionários, diretos e indiretos, da Secretaria Municipal de Educação.
Como vai funcionar
No início do ano letivo, a escola cadastrará os alunos, as classes e os professores. Os profissionais da educação e professores vão entrar no sistema por meio de login e senha, para alimentar com informações de presença, faltas e as notas dos estudantes. Os responsáveis pelos alunos poderão acessar essas informações via internet bimestralmente. Assim que o sistema estiver acessível, a escola onde a criança está matriculada vai liberar a senha de acesso.
Atualmente, as escolas utilizam o sistema apenas para as informações básicas como cadastro de matrículas e quantidade de classes. O uso de 100% da Secretaria Escola Digital está em fase de testes e a primeira a participar, como piloto, é a EMEB Profa. Letícia Beatriz Pessa, com 1.250 alunos. A expectativa é que até o final do ano, todas as 88 unidades escolares, da rede direta e conveniada, estejam incluídas no Sistema da SED.
Pioneirismo
A parceria entre as secretarias de Educação de Diadema e do Estado foi firmada em 8 de dezembro do ano passado. Assim, Diadema passou a ser a primeira cidade do ABC a adotar o sistema SED. Em todo o estado, apenas Diadema e Carapicuíba integram o projeto-piloto para utilização do sistema.
Por ser pioneira, Diadema foi convidada para participar do evento “Secretaria Escolar Digital, integração de sistemas Estado e Municípios”, realizado pela secretaria de Educação do Estado de São Paulo, na manhã desta quinta-feira (8). “2018 inaugura um novo tempo para a escola pública em Diadema, uma vez que temos trabalhado para baixar custo e ampliar investimentos que assegurem a qualidade da educação. Neste sentido, temos firmado parcerias importantes com os governos do Estado e federal, como a implementação da Secretaria Escolar Digital, livro didático gratuito e de qualidade e material escolar com amplo custo-benefício”, afirmou a secretária de Educação.
Serviço – Secretaria Escolar Digital: https://sed.educacao.sp.gov.br/