Diadema, Minha Cidade, Sua região

Em Diadema, ‘Cidade na Escola’ inicia atividades para 3 mil alunos

Aula inaugural contou com apresentações dos alunos.  Foto: Divulgação/PMDNesta segunda-feira (7), a aula foi diferente para os alunos da rede municipal de ensino de Diadema que participam do Programa Cidade na Escola. Mais de 400 pessoas, entre estudantes, pais, professores, educadores, diretores de escola e comunidade participaram da aula inaugural do programa, realizada no Teatro Clara Nunes.

Neste ano, o Cidade na Escola ampliou de 15 para 23 escolas participantes, disponibilizando aulas de letramento, matemática, atividades esportivas, educação ambiental e atividades culturais, como teatro, dança e música, e esportivas para aproximadamente 3 mil alunos, no período de contraturno escolar.

“Hoje, mais de 20% da rede municipal tem atendimento em período integral. Fico feliz de ver a escola transformar o aluno com as atividades que oferece. Estamos investindo nas crianças da cidade e isso traz reconhecimento por meio de índices do IDEB e de prêmios como o Itaú Unicef”, afirmou o prefeito de Diadema, Lauro Michels (PV).

Entre os parceiros do programa estão Circo Escola, Grupo Matéria Rima, Associação da Criança em Risco (ACER), Fundação Mafre, Ecovias, Shopping Praça da Moça, Unida, Unifesp, Sesc, Faculdade de Diadema (FAD) e diversas secretarias.

A diretora da EMEB Jorge Amado, Marisa Adriana Cava Vidal avalia como positiva o interesse dos pais e dos alunos em participar. “Para nós, é tudo novo. Tivemos muitas inscrições e os alunos estão super empolgados com as novas atividades. A intenção é ampliar mais duas turmas para o ano que vem”, explicou.

Para realizar as atividades, o programa conta com 120 estagiários, 56 agentes de educação comunitária e 18 articuladoras, além da equipe de parceiros e da escola.

“Temos que acompanhar a vida escolar do nosso filho. Participando do programa, converso bastante com os alunos sobre as atividades. Cada aluno tem uma vivência diferente e temos que oferecer as atividades para que a criança possa ter mais cultura e seguir em frente”, ressaltou a mediadora Rosana do Nascimento Silva.

“O Programa Cidade na Escola garante o direito de aprender por meio das atividades realizadas e isso amplia o sucesso escolar. A Educação Integral contribui para a formação dos pequenos cidadãos. O envolvimento dos profissionais fortalece a educação e isso faz a diferença no resultado”, destaca a secretária de Educação, Tatiane Ramos.

Ainda é possível fazer a adesão do programa até setembro na própria escola. A inscrição e as atividades são gratuitas.

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*