Arte & Lazer, Roteiro

Fotojornalista de Diadema apresenta no Parque do Paço exposição realizada por idosos

Fotos: DivulgaçãoO fotógrafo e fotojornalista da Prefeitura de Diadema, Mauro Pedroso, de 53 anos de idade e 35 de experiência, realiza nesta sexta e domingo, dias 9 e 11, das 12h às 18h, no Parque do Paço, a exposição “Fotografia e Felicidade”. A mostra é resultado de oficina desenvolvida durante dois meses, com frequentadores do Centro de Convivência da Melhor Idade de Diadema. Todas as fotografias foram feitas na Associação dos Funcionários Públicos de Diadema e Parque do Paço, ambos em Diadema. A exposição dos alunos traz 50 fotografias, no tamanho 20 x 30 cm. O Photoshop foi usado como aliado para o tratamento das imagens. “A ideia era não criar barreiras para a criação artística”, diz o fotógrafo.

A exposição é resultado de um projeto desenvolvido pelo profissional há dez anos, com o olhar focado no cotidiano alegre e otimista de Diadema. ”Ao longo desse tempo, muitas imagens surgiram, revelando uma cidade que passava despercebida no vai e vem das pessoas em seu cotidiano”, afirma Mauro. A captação e seleção dessas imagens resultaram na participação de três exposições: SESC São Caetano, Metrô de São Paulo (estações Clínicas e Ana Rosa) com o foto documentário “Craques da Bola de Futebol de Várzea”, além da exposição no Museu de Arte Contemporânea de São Paulo (MAC), quando foi premiado e expôs três fotografias de seu projeto “Olhe com os Meus Olhos”, rico universo de cores, formas e costumes culturais, o qual também virou documentário.

Ampliando os horizontes

Na segunda fase do projeto, o curso foi expandido para o Centro de Convivência da Melhor Idade – Prefeitura de Diadema e à Associação dos Funcionários Públicos de Diadema. O objetivo foi divulgar o conhecimento da fotografia para mais pessoas e dar sequência a esse olhar coletivo. “O curso propôs a introspecção e, a partir daí, que cada um entrasse em sintonia com o Universo, reorganizando a percepção de espaço e sentidos, para uma vida feliz”, afirma Mauro. Os alunos aprovaram o estilo do curso, por não se tratar de um curso tradicional.

O tema “Fotografia e Felicidade” apresentou uma cidade muito alegre e o profissional de Comunicação acredita que o objetivo foi atingido. “Pretendi demonstrar o que a fotografia tem a ver com nossas vidas, por meio de exercícios de expansão sensorial e espacial. Queria que o aluno ampliasse o campo de visão e sensibilidade, enxergando ‘além’: pequenas e grandes coisas, tornando-se verdadeiros ‘caçadores de imagens’”, conclui o fotógrafo.

Serviço – Exposição “Fotografia e Felicidade”. Local: Parque do Paço, avenida Antonio Piranga, 1.380 – Vila Santa Dirce – Centro. Data e hora: sexta (9) e domingo (11), das 12 às 18h.

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*