Diadema, Minha Cidade, Sua região

Unifesp debate impactos da PEC 55 no SUS em Diadema

Cerca de 100 pessoas participaram de seminário. Foto: DivulgaçãoA Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), campus Diadema, promoveu, no último sábado (19), seminário para debater os impactos da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 55, que limita os gastos da União por 20 anos, sobre o Sistema Único de Saúde (SUS). O evento contou com a participação de cerca de 100 pessoas e reuniu estudantes e docentes da Unifesp, além de movimentos sociais organizados de Diadema, como o Conselho Popular de Saúde e do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB).

O Seminário é uma ação do Projeto de Extensão “Comprimidos”, coordenado pela professora Claudia Fegadolli, desenvolvido em componentes curriculares do curso de Farmácia, neste caso, da disciplina Farmácia Social, coordenada pela professora Solange Nappo. O projeto e a disciplina também contam com a colaboração das professoras Daniela Oliveira de Melo e Márcia Terezinha Lonardoni Crozatti.

Estiveram presentes no evento o professor João Miguel de Barros Alexandrino, coordenador acadêmico do Campus Diadema e a professora Ligia Azzalis, coordenadora da Câmara de Extensão da Unifesp de Diadema.

Comunidade

“Foi importantíssimo trazer a comunidade de Diadema tanto para dentro da Unifesp quanto para esse importante debate. Os movimentos vieram preparados e demonstraram muita preocupação com o impacto caso a PEC seja aprovada”, avaliou Claudia.

A gestão da saúde de Diadema também estava representada pela economista da secretaria da saúde, Mariana Alves Melo e pela coordenação da assistência farmacêutica do município, Jacqueline Mayer. “Os participantes manifestaram de forma consensual a percepção de inviabilidade do SUS frente à nova proposta. Não houve falas contrárias. Os movimentos sociais destacaram a importância de combater a PEC e aumentar a luta em defesa do SUS”, concluiu.

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*