Arte & Lazer, Roteiro

Sesc Santo André integra circuito do Festival Sesc de Música de Câmara

Entre os dias 23 deste mês e 2 de dezembro, o Sesc Santo André sedia quatro concertos da segunda edição do Festival Sesc de Música de Câmara. A abertura fica a cargo do duo pianístico brasileiro Celina Szrvinsk & Miguel Rosselini, reconhecido como um dos mais importantes do país. No dia 24, quem sobe ao palco do Teatro é o grupo internacional Pera Ensemble, que reúne especialistas da música historicamente informada da Europa ao lado da elite da música turca. Já o Trio Appassionata, formado por uma violinista norte-americana, uma cellista espanhola e um pianista brasileiro se apresenta dia 1º, seguido no dia 2, pelo grupo belga Vox Luminis, especializado na música vocal do século XVI ao XVIII.

A primeira atração a subir ao palco do Sesc Santo André, o duo pianístico brasileiro Celina Szrvinsk & Miguel Rosselini, inicia seu repertório com A Sonata Kv.521 em Dó Maior, de Mozart, e segue com duas obras de inspiração espanhola: Rapsódia Espanhola, considerada primeira obra-prima orquestral de Maurice Ravel, e a Dança Espanhola n.1, que faz parte da ópera A Vida Breve, de Manuel de Falla. O concerto é encerrado com três das Danças Húngaras de Johannes Brahms, inspiradas nas melodias e estilos da música cigana húngara.

No dia 24, o grupo Pera Ensemble sobe ao palco do Teatro para apresentar um repertório que explora a tradição da música antiga, mas sem tratá-la como uma relíquia cultural. Fundado em 2005 pelos músicos Mehmet Cemal Yesilcay e İhsan Ozer, ambos nativos de Istambul (Turquia), o Pera Ensemble pratica a diversidade em sentido amplo e reúne especialistas da música historicamente formada da Europa ao lado da elite da música turca.

O Trio Appassionata, por sua vez, é formado por uma violinista norte-americana (Lydia Chernicoff), uma cellista espanhola (Andrea Casarrubios) e um pianista brasileiro (Ronaldo Rolim), e se apresenta dia 1º de dezembro. Os três jovens músicos de perfil discreto realizam performances cativantes, que chamam a atenção pela alta qualidade técnica e pelo potencial comunicativo, por meio de um repertório que inclui compositores como L. Van Beethoven, Lorenzo Fernandez e Antonin Dvorák.

Para encerrar a programação do festival, o grupo belga Vox Luminis realiza no dia2 de dezembro o concerto coral “Puer Natus in Bethlehem”, com obras que celebram as festas cristãs do final do ano e que foram tão importantes para a música.
Serviço – Sesc Santo André, rua Tamarutaca, 302 – Vila Guiomar – Santo AndréTelefone: 4469-1200. Estacionamento: Credencial Plena – R$ 5 | Outros – R$ 9.

sesc-2

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*