Arte & Lazer, Teatro

Grupo Berimbrown faz show em Diadema e reverencia a Cultura Negra

Berimbrown, grupo mineiro de black music, se apresenta hoje (18), às 20hs, no Teatro Clara Nunes. O show faz parte da programação do evento “Kizomba, Consciência Negra” que Diadema realiza até o final de novembro para lembrar a ressaltar a importância da luta da população negra no Brasil.

O show intitulado “Lamparina” foi concebido com base na memória e na tradição das comunidades quilombolas de Minas Gerais. Orepertório enfatiza a trajetória dos trabalhadores historicamente situados à margem da sociedade e o resultante são letras que tratam desde um passado de trabalho forçado nos garimpos ate o domínio do capital financeiro na contemporaneidade.

O grupo foi criado no ano de 1991 pelo capoerista Mestre Negativo que desenvolvia projeto sociocultural na comunidade do Maria Goretti, na grande Belo Horizonte. Em 1999 ganhou dimensão nacional quando foi finalista de uma das etapas do programa “Ultrasom”, na época produzido pela extinta MTV. Depois se apresentou no Palácio das Artes, em BH, e seguiu construindo sua trajetória em território nacional e no exterior. Fora do Brasil, o Berimbrown realizou turnês pela Europa e nos Estados Unidos.

O grupo mineiro gravou três CDs. O primeiro em 2000 teve a participação do lendário Soul Man Gerson King Combo; o de 2002, “Aglomerado”, atuações de Sandra de Sá e o DJ Thaide, e o de 2005, “Irmandade”, com o canto precioso de Milton Nascimento na faixa“Fé Cega, Faca Amolada”, de autoria do próprio Milton.

Bebendo na fonte da musicalidade da matriz africana e produzindo canções resultado da mistura de vários ritmos – groove dos anos de 1970, Hip-Hop, Maculelê, Capoeira, Vissungos, Congada e os Tambores de Minas – o Berimbrown promete fazer o público dançar e cantar no Clara Nunes.

Serviço – Show “Lamparina”. Data e hora: hoje (18), às 20 h. Local: Teatro Clara Nunes – rua Graciosa, 300, Centro. Tel 4056-3366. Ingressos à venda na bilheteria do Teatro, no horário das 14h às 19h. Inteira – R$ 30; Meia – R$ 15. Livre.

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*