Economia, Notícias

Caixa reduz juro para financiamento da casa própria

A Caixa Econômica Federal anunciou, on­tem (8), a redução nos juros para aquisição da casa própria. Todos os clientes que financiarem imóveis novos ou usados, enquadrados no Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), terão redução linear de 0,25 ponto porcentual ao ano nas taxas, independente do nível de re­­lacionamento com o banco.

Trata-se da primeira redução nos juros do crédito habitacional da Caixa em 2016, após alta promovida em março e outras três no ano passado. A redução deve ser seguida por outras instituições, já que a Caixa é o principal financiador de imóveis do país (detém 67% do mercado) e serve de piso para a concorrência.

Em nota, a Caixa informou que as medidas refletem a diminuição da taxa básica de juros, a Selic, anunciada recentemente pelo Ban­co Central. “O objetivo é contribuir para alavancagem de vendas de imóveis novos de construtoras parceiras e, consequentemente, atrair novos clientes para a instituição”, informou.

Com a redução, os juros do financiamento imobiliário na Caixa passam a variar de 9,75% a 11% dentro do Sistema Financeiro Habitacional (SFH), que usa recursos da poupança; e de 10,75% a 12,25% no Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI), de linhas com recursos livres.

Para quem comprar um imóvel novo ou na planta cuja construção tenha sido financiada pela Caixa, a taxa será de 9,75% ao ano, a mesma cobrada de servidores públicos. Porém, para conseguir o juro menor, o mutuário precisará receber o salário pela Caixa.
O banco também reduziu o valor mínimo de financiamento no SBPE de R$ 100 mil para R$ 80 mil. O novo piso vale tanto para imóveis novos quanto para usados.

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*