Mauá, Política-ABC, Sua região

Atila Jacomussi vai governar Mauá a partir de 2017

O deputado estadual licenciado Atila Jacomussi (PSB) foi eleito novo prefeito de Mauá. Com 64,47% dos votos válidos (112.788), o socialista derrotou o prefeito Donisete Braga, que recebeu 35,53% do total (62.169). Brancos e nulos somaram 25,78% (60.761).

A derrota de Braga é a representação perfeita do “encolhimento” do PT na região, já que o prefeito perdeu três partidos de sua base no segundo turno, os quais decidiram apoiar Atila na reta final.

A campanha em Mauá foi marcada pela judicialização, com diversos processos por propaganda irregular, abuso de poder econômico, propagandas apócrifas, todos sem resultado efetivo. Além do “tiroteio jurídico” entre os oponentes, o Ministério Público Eleitoral influenciou na disputa, especialmente no caso da candidatura de Atila, que precisou mudar o candidato a vice-prefeito no meio da campanha.

PDT, PROS e PRB, que apoiaram o prefeito no primeiro turno, declararam apoio a Atila logo depois do resultado inicial. Entre os candidatos derrotados, Márcio Chaves (PSD) e Rogério Santana (Rede) também aderiram ao projeto do socialista. Clóvis Volpi declarou apoio a Donisete, mas foi expulso do PSDB, que marcou presença ao lado de Jacomussi.

Logo após o encerramento da apuração, Atila destacou que a união de seus aliados foi o que garantiu a vitória. “Foi a força do coletivo, dos partidos aliados. Um projeto que começou em 2014, com nossa vitória para deputado estadual. Quero agradecer ao PCdoB, por ter me dado a oportunidade de iniciar o projeto em 2014, e ao PSB pelo convite, que foi importante para isso”, declarou.
“Sabemos que o desafio vai ser muito grande. Temos de resgatar a confiança do povo de Mauá, que foi perdida ao longo destes 16 anos de administração do PT na cidade. Temos de fazer as pessoas voltarem a acreditar, a se apaixonar pela cidade. Esse vai ser um grande desafio”, completou.

O socialista não acredita que o desgaste nacional sofrido pelo PT – que perdeu as três administrações que tinha na região (Santo André, São Bernardo e Mauá) – tenha influenciado o resultado. “Não podemos dizer que o que aconteceu na política nacional foi o que nos deu a vitória. O que nos deu a vitória foi o povo de Mauá, que queria mudança. Mauá vivia sob opressão. Hoje (ontem) o povo de Mauá conseguiu se libertar, foram mais de 100 mil pessoas que foram às urnas e representaram essa mudança”, frisou. “Foi a vitória do povo. Um filho de Mauá pela primeira vez se torna prefeito desta cidade. Acho que isso resume tudo.”

Donisete agradece

Em um vídeo divulgado no Facebook, Donisete Braga agradeceu a militância. “Não podemos simplesmente encerrar nossa campanha aqui. Fizemos uma campanha profissional, com todas as dificuldades do mundo, mas foi uma campanha bonita, alegre, com determinação, com comprometimento. Não tenho palavras para agradecer vocês. Estou triste, porque queria ter vencido. Era um projeto que estava em debate. Perdemos, mas agora é levantar a cabeça e tocar a vida”, declarou.

“Se o povo escolheu o projeto que (Atila) apresentou, tem de fazer e cabe a nós fiscalizarmos periodicamente para que cumpra o que assumiu. Nos mais, muito obrigado. Vamos agora relaxar, descansar. Posso hoje (ontem) ter conhecido minha primeira derrota, mas vou falar sem demagogia: vocês foram um grande time e eu fiz muitos amigos. Verdadeiramente, nós combatemos o bom combate”, finalizou.

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*