Minha Cidade, São Bernardo do Campo, Sua região

São Bernardo recebe premiação por Melhores Práticas de Sustentabilidade

Prêmio tem como objetivo dar visibilidade às iniciativas públicas. Foto: Nilson Sandre/PMSBC

A Prefeitura de São Bernardo foi premiada em duas categorias na sexta edição do Prêmio A3P Melhores Práticas de Sustentabilidade, do Ministério do Meio Ambiente. O prêmio tem como objetivo dar visibilidade a iniciativas de responsabilidade socioambiental implantadas por administrações públicas.

Os dois prêmios que a prefeitura recebeu foram nas categorias Gestão de Resíduos – por conta do programa de coleta seletiva em prédios públicos; e Uso/Manejo Sustentável de Recursos Naturais, graças às ações da Agenda Municipal de Sustentabilidade, implementada em 2013.

O secretário de Gestão Ambiental da cidade, João Ricardo Guimarães Caetano, destacou que o prêmio é um reconhecimento às políticas de sustentabilidade implantadas durante a segunda gestão do prefeito Luiz Marinho. “Nos últimos anos colocamos em prática um novo conceito de políticas de sustentabilidade. Geralmente, as administrações públicas dão ênfase às ações de educação ambiental. Trilhamos um caminho pioneiro para que a prefeitura dê o exemplo”, destacou.

Implementado em 2014, o programa de coleta seletiva interna está presente em 33 prédios públicos de São Bernardo, justamente os maiores geradores de resíduos. O objetivo é sensibilizar e informar servidores sobre a importância de fazer a separação do lixo. “A coleta seletiva esta presente na cidade toda e a administração pública precisa dar o exemplo e fazer a lição de casa”, destacou o secretário.

A coleta seletiva também é realizada nas escolas municipais, sendo que 260 professores passaram por formação e 5.768 crianças participaram de atividades que envolviam a conscientização sobre o tema. Em 2015, foi implantado, ainda, o programa de visitas monitoradas à central de triagem de materiais recicláveis, ação que tem como público-alvo moradores e alunos da cidade.

Também foi criado o programa Papa Óleo: coleta e destinação adequada de óleo de cozinha usado. Foram instalados mais de 132 pontos de coleta. O óleo é encaminhado para fabricação de biodiesel e sabão.

Agenda 

O outro prêmio que São Bernardo recebeu se deve às ações da Agenda Municipal de Sustentabilidade. O programa, permanente, tem como objetivo inserir critérios socioambientais nas rotinas de trabalho dos servidores; na aquisição de bens e materiais e na contratação de prestadores de serviços; combater desperdício; valorizar o reaproveitamento de materiais e reduzir gastos públicos com a promoção do uso racional dos recursos naturais.

Nesse sentido, uma das ações é o Programa de Consumo Racional, Reaproveitamento e Reuso de Água, que prevê, entre outras medidas, a instalação de equipamentos hidráulicos economizadores em instalações sanitárias e copas dos prédios públicos, e o uso de água de reuso para lavagem de ruas.

 

‘Giralivro EMTU’ de incentivo à leitura está no Terminal São Bernardo

O Terminal Metropolitano São Bernardo (Rua Domingo Ballotin, s/n, Centro) terá uma instalação permanente com obras inicialmente doadas pelos próprios funcionários da EMTU após campanha interna. Esses livros ficarão à disposição dos usuários, que poderão retirá-los gratuitamente e devolve-los – se quiserem – ou repassar a parentes, amigos ou a outros usuários do transporte público.

Além de reforçar a ideia de que livro é para ser lido e não guardado, a campanha Giralivro EMTU pretende incentivar a doação, recebendo obras em bom estado oferecidas pelos usuários. A instalação permanecerá no Terminal São Bernardo por período indeterminado.

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*