Arte & Lazer, Roteiro

Itaú Cultural reúne teatro e oficina

itaú cultural, teatro, oficina, o reizinho mandão. Foto: Divulgação

A programação do Fim de Semana em Família do Itaú Cultural (dias 28 e 29 )conta com uma oficina de Confecção de Bonecos às 14h. A atividade antecede o último dia de apresentação do espetáculo infantil “O Reizinho Mandão”, adaptado do livro de Ruth Rocha para o palco pelo ator Jô Santana e dirigido por Roberto Lage. Por um lado, a oficina estimula os participantes a descobrirem novas possibilidades para entrar na obra literária de Ruth. Por outro, a peça inspirada em livro de mesmo nome assinado por ela, encerra a curta temporada de apresentações no instituto onde foi encenada nos primeiros finais de semana deste mês. Todas as atividades têm interpretação em Libras.

A oficina

Das 14h às 15h30, amnhã e domingo, as crianças e seus acompanhantes soltam a criatividade com a confecção de bonecos utilizando cabaças. Ministrada pelo ator Fábio Caniatto a oficina tem o objetivo de interagir com o texto de Ruth Rocha que deu origem à peça apresentada na sequência e explorar todas as possibilidades da obra. O resultado será a criação de reizinhos mandões, com uma didática lúdica compartilhada entre crianças e adultos, e que poderão ser levados para casa.

A peça

“O Reizinho Mandão” começa com a morte de um monarca sábio e justo que leva ao trono o seu filho mimado e mandão. Além de criar leis absurdas, com seu autoritarismo e a mania de mandar todos calarem a boca, o pequeno soberano faz o povo perder a voz, esquecendo como se fala. Sentindo-se culpado e triste, ele resolver procurar aconselhamentos até encontrar a solução para o problema, de uma forma simples e engraçada.

Inspirada no livro infantil de mesmo nome da escritora Ruth Rocha, publicado originalmente em 1982, a montagem é uma idealização de Jô Santana – responsável, ainda, por um projeto que reúne outras adaptações de obras de Ruth para o teatro, em comemoração aos 50 anos de carreira, que se cumprem em 2017. Santana optou por retratar a história do pequeno reizinho na integra, com o uso de elementos do universo regional, como proposto pelo diretor Roberto Lage. Outro objetivo nesta adaptação do livro ao palco é promover a inclusão. Joana Mocarzel, Rita Pokk e Ariel Goldemberg, três dos nove atores do elenco, são portadores de síndrome de Down e ocupam papeis de protagonismo.

Cantinho da Leitura

A partir das 13h30, o público tem a opção de começar a se divertir com o Cantinho da Leitura e Feirinha de Troca. No Cantinho estão disponíveis 30 publicações do acervo infantojuvenil da biblioteca do Itaú Cultural. Esse espaço é montado para se ler e conhecer histórias. Uma oportunidade para novos aprendizados e descobertas.

Na Feirinha de Troca, os pequenos podem trocar uma obra infantojuvenil – como livro, gibi e DVD – por outra, escolhida entre os materiais disponibilizados pelo instituto. No espaço, monitores e voluntários do Programa Itaú Criança, da Fundação Itaú Social, estão à postos para ajudar no que for preciso.

Serviço – O Itaú Cultural fica na avenida Paulista, 149, perto da estação Brigadeiro do Metrô. As atividades começam a partir das 13h30. Mais informações no site: www.itaucultural.org.br .

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*