Minha Cidade, São Bernardo do Campo, Sua região

Banco de Leite do HMU funciona com 30% da capacidade

Leite materno do banco é utilizado para alimentar os bebês prematuros. Foto: Divulgação

O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Municipal Universitário (HMU) de São Bernardo precisa de novas doadoras. O volume armazenado hoje, cerca de 130 litros, corresponde a cerca de 30% da capacidade total de armazenamento, de 400 litros. O alimento ainda é suficiente para atender aos bebês prematuros nascidos na unidade, mas é fundamental repor os estoques antes do período de festas e férias escolares, quando tradicionalmente cai o número de coletas.

Desde o início do ano, o equipamento recebeu 1.628 litros de leite materno e atualmente conta com 84 colaboradoras ativas – em maio, eram cerca de 100. A nutricionista Nerli Pascoal Andreassa explica que, em média, as mães permanecem doando por cerca de um mês. “O ideal é que tenhamos pelo menos 300 litros em estoque. Precisa mos de mais voluntárias para atender uma demanda crescente. No meio do ano, estávamos alimentando média de 60 bebês. Agora já estamos em 80. As doações têm de acompanhar esse ritmo”, afirma.

O leite materno do banco é utilizado para alimentar os bebês prematuros, que não conseguem mamar; como são muito pequenos e frágeis, não conseguem sugar o peito da mãe. Rico em anticorpos, o alimento é fundamental para o desenvolvimento e proteção dos recém-nascidos.

Busca ativa

A equipe do BLH faz a busca ativa de voluntárias, começando pelo próprio hospital. Mulheres que deram a luz no HMU recebem, antes da alta médica, todas as informações necessárias caso queiram se tornar doadoras. Para colaborar é preciso ser saudável, estar amamentando e ter sobra de leite. Sinais típicos de volume excedente são mamas muito cheias e registro de vazamentos constantes, mesmo após as mamadas.

A nutricionista ressalta que não há quantidade mínima para doação nem custos para a doadora. Os recipientes de vidro utilizados para acondicionar o produto no freezer da voluntária são fornecidos pelo hospital. Uma vez por semana, técnicas do HMU recolhem o alimento no domicílio, em horário agendado pela doadora, e também orientam e tiram dúvidas sobre o procedimento.

As interessadas em ser doadoras devem entrar em contato com o banco pelo telefone 4365-1480, ramal 1203. O Banco de Leite Humano funciona 24 horas. O HMU está localizado na avenida Bispo Cesar D´Acorso Filho, 161 – Rudge Ramos.

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*