Mauá, Minha Cidade, Sua região

Outubro Rosa segue em Mauá com ampla programação

Exames de imagem auxiliam na detecção precoce de tumores. Foto: Fabiana Pontes/PMM

A Prefeitura de Mauá continua a programação de atividades do Outubro Rosa, de combate e prevenção ao câncer de mama. A Secretaria de Saúde não tem como precisar o número de mulheres com a doença porque exige tratamento de alta complexidade, que é atribuição do Governo do Estado. Assim, a primeira consulta e exames são realizados no município e, depois, as mulheres são encaminhadas para tratamento no sistema estadual.

O encaminhamento pa­ra a realização dos exames é a partir da Unidade Básica de Saúde (UBS), que somam 23. A Secretaria de Saúde de Mauá realiza exames de mamografia na Santa Casa, Hospital Mário Covas, Ambulatório de Especialidades Médicas (AME) Barradas e AME Santo André. Por se referir à alta complexidade, o tratamento é realizado pela Secretaria Estadual de Saúde.

O Centro de Referência em Saúde da Mulher, Criança e Adolescente e AME Mauá realizam o exame de ultrassonografia. Para a enfermeira Poliana Santos de Araújo, que está na organização das atividades de prevenção ao câncer de mama para o público feminino que frequenta o Centro de Referência em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente (CRSMCA), a ultrassonografia “é importante, principalmente, quando existem fatores de risco, por conta do diagnóstico precoce e a informação.”

Ausências

A Secretaria de Saúde tem feito a avaliação e regulação da fila de espera para mamografias visando a redução do absenteísmo. Como exemplo, no último dia 20, de 30 exames de ultrassonografia agendados, apenas nove pessoas compareceram para a sua realização no Centro de Referência em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente.

Para a prevenção, a Secretaria de Saúde tem a rotina de orientação à população, incentivo aos hábitos saudáveis, o que reduz os fatores de risco; estímulo à realização do autoexame; e incentivo à realização de exames de imagem na faixa de idade preconizada pelo Ministério da Saúde.

Todos os serviços municipais de saúde estão abordando o tema saúde da mulher de maneira ampla. Em termos preventivos indicarão, além do autoexame, a procura por acompanhamento médico de maneira global e a realização exames de detecção periódicos.

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*