Minha Cidade, Sua região

ABC registra queda de 13% nos óbitos no trânsito

Seis das sete cidades do ABC – exceto Rio Grande da Serra – registraram queda de 13% no número de mortes causadas por acidentes de trânsito. De acordo com dados do Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (Infosiga SP), divulgados ontem (19), foram 151 óbitos entre janeiro de setembro deste ano, contra 173 casos ocorridos no mesmo período do ano passado.

Entre as cidades, a menor redução foi em Ribeirão Pires, que registrou queda de 113%, passando de 17 vítimas fatais em 2015 para oito em 2016. Em seguida, aparece São Caetano, que teve seis mortes no ano passado contra quatro neste ano, redução de 50%.

Diadema conseguiu diminuir em 31% o número de mortes, passando de 29 para 20; Mauá e São Bernardo apresentaram queda de 26%, sendo que em Mauá a redução foi de 19 para 14 mortes e em São Bernardo de 62 para 46 óbitos. Santo André teve queda de 6%, passando de 51 para 48 vítimas fatais. Rio Grande da Serra não teve os dados apresentados.

Houve queda de 22% em relação ao mesmo período de 2015 em todo o Estado. Foram 144.084 ocorrências em 2016 contra 185.314 registradas no mesmo período do ano passado.Do total de óbitos de acidentes de trânsito ocorridos em setembro de 2016, 82% eram pessoas do sexo masculino, 26% eram jovens de 18 a 29 anos, 40% foram provocados por colisões e 26% por atropelamentos. Os dados deste mês apontam que a maior parte das vítimas era de motociclistas (34%) e pedestres (26%).

De acordo com o sociólogo e consultor em educação e segurança para o trânsito, Eduardo Biavati, é preciso focar em ações de educação no trânsito como forma de reduzir ainda mais as mortes, com foco na interdisciplinaridade, pensando políticas educacionais e de engenharia de trânsito para resultados mais efetivos. “A questão da segurança no trânsito é um assunto muito próximo do cotidiano para não ser pensado como pratica pedagógica”, citou.

Sobre o Infosiga

O Sistema de Informações é uma ferramenta técnica que faz o levantamento dos óbitos decorrentes de acidentes de trânsito nos 645 municípios do Estado. O levantamento refere-se sempre ao mês anterior e apresenta dados do gênero, faixa etária, perfil da vítima e tipos de acidentes. A publicação está disponível no site do Infosiga SP.

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*