Economia, Notícias

Vendas de veículos têm queda de 12,9% em setembro, diz Fenabrave

A venda de veículos – que inclui automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas e implementos rodoviários – teve queda de 12,92% em setembro na comparação com agosto e de 22,58% ante o mesmo mês do ano passado. Os dados foram divulgados ontem (5) pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), que representa mais de 7 mil concessionárias no país. Em setembro, segundo a entidade, foram emplacados 240.326 veículos.

Entre janeiro e setembro deste ano, ante o mesmo período do ano passado, o recuo foi de 20,84%, com o emplacamento de 2,38 milhões de unidades.

Considerando-se apenas automóveis e os comerciais leves, houve queda em setembro de 12,98% sobre agosto e de 19,53% ante o mesmo mês de 2015, com o emplacamento de 154.979 unidades. No acumulado do ano, o recuo é de 22,46%, com a comercialização de 1,46 milhão de unidades.

“Apesar de o índice de confiança do consumidor ter apresentado melhora, as recentes mudanças no cenário político ainda não se refletiram na efetivação de medidas tomadas na economia. As altas taxas de desemprego também preocupam o consumidor – que, por essas razões, permanece retraído para compras”, disse Alarico Assumpção Júnior, presidente da Fenabrave.

Até o final deste ano, a Fenabrave acredita que, considerando todos os segmentos, o emplacamento de veículos apresente queda de 19,3%.

As vendas de usados, considerando também todos os segmentos, caíram 10% em setembro ante agosto, para 1,13 milhão de unidades.

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*