Minha Cidade, Santo André, Sua região

S.André recebe quatro profissionais do Mais Médicos

Cubano Pedro Orlando Rodrigues Palacio é um dos médicos mais queridos na Unidade do Ana Maria. Foto: Diego Barros/PSA

Santo André ampliará o número de profissionais do programa Mais Médicos na próxima semana, com a chegada de mais quatro – duas cubanas e dois brasileiros formados na ilha caribenha. A Secretaria de Saúde encaminhará os médicos para as unidades da rede de atenção básica dos bairros Centreville, Vila Guiomar e Parque Andreense, este último localizado em região mais distante do Centro e vizinho à Vila de Parananapiacaba. Ainda não está definido o quarto local de trabalho.

Com a chegada da nova equipe, o município totalizará 29 profissionais, entre oito brasileiros e 21 estrangeiros (originários de Cuba), inscritos no programa do Ministério da Saúde, em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde – hoje são 25.

Santo André foi uma das primeiras cidades do país a receber as primeiras contratações em outubro de 2013. Todos atuam, diretamente, com a Estratégia Saúde da Família, que saltou de 32 para 50 equipes. A cobertura no território andreense também foi ampliada de 15% para 25%.

De janeiro a maio deste ano, 39.151 consultas foram realizadas somente pelos profissionais do Mais Médicos na rede de atenção primária. Em 2013, foram 35.984; no ano passado, 95.787, segundo balanço dos três anos do programa no município. O foco é o trabalho com medicina da família e comunidade, especialidade que carece de profissionais o sistema público de saúde do País.

Os novos médicos chegarão entre segunda-feira (3) e terça-feira (4) em Santo André e passarão por período de adaptação para iniciar o atendimento com a população. Da primeira turma para cá, seis profissionais saíram do programa, dos quais, dois brasileiros e quatro médicas cubanas – alguns por compromissos profissionais; outros após o prazo de três anos estipulado pelo programa.

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*