Grau de investimento do Brasil volta 'logo', afirma Temer | Diário Regional

Grau de investimento do Brasil volta ‘logo’, afirma Temer

12/08/2017 4:17
Print Friendly

Temer: “logo, logo, nós vamos reassumir o grau de investimento que nós perdemos no passado”Prestes a anunciar o aumento do déficit fiscal de 2017 e 2018, o presidente Michel Temer disse ontem (11) que o Brasil vai recuperar, “logo, logo”, seu grau de investimento, o chamado “selo de bom pagador”.
O déficit fiscal é um dos principais fatores observados pelas agências internacionais para definir o risco para investimento em um país.

“Vejo que o risco-Brasil, que estava em 470 pontos negativos quando assumi o governo, hoje está em 195 pontos. Portanto, caiu significativamente. Logo, logo, nós vamos reassumir o grau de investimento que nós perdemos no passado”, disse Temer.

A afirmação foi feita a uma plateia de empresários do agronegócio durante inauguração de usina de biodiesel em Lucas do Rio Verde (MT).

O risco Brasil medido pelo CDS (credit default swap) fechou o dia em 205 pontos, acima do que anunciou Temer.

Em setembro de 2015, a agência S&P rebaixou a nota de crédito do país para um nível inferior ao grau de investimento. Em dezembro do mesmo ano, a Fitch também tirou o Brasil dessa categoria. A Moody’s retirou o grau de investimento do Brasil em fevereiro de 2016.

No evento de ontem, Temer procurou manter o otimismo ao fazer balanço da economia em seus 15 meses de governo. Dizendo-se “animado” e “com a alma incendiada”, mencionou a queda da inflação e da taxa básica de juros (Selic) que, Temer prevê, chegará a “7,5%, 7%” até o final do ano – está em 9,25% ao ano.

Temer ouviu de empresários do agronegócio e políticos locais cobranças por infraestrutura de transporte. O presidente foi ao evento de helicóptero e, por isso, não chegou a ver a manifestação de caminhoneiros contra o aumento dos impostos sobre combustíveis.

Palavras-chave:


Comente esta matéria


Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Diário Regional. Comentários discriminatórios ( contra raça, sexualidade, cor, crença e outros) , que violem a lei, a moral e os bons costumes poderão ser denunciados pelos internautas , removidos ou não publicados pela redação.
%d blogueiros gostam disto: