Vânia Bastos se apresenta em São Bernardo | Diário Regional

Vânia Bastos se apresenta em São Bernardo

09/08/2017 6:30
Print Friendly

Vania Bastos e Marcos Paiva cantam grandes sucessos do compositor carioca. Foto: Divulgação/Aline MacedoUma das grandes intérpretes da MPB, Vânia Bastos, comemora o aniversário da cidade de São Bernardo e apresenta o consagrado show “Concerto para Pixinguinha”. A apresentação ocorre no dia 18 de agosto, às 21h, no Teatro Lauro Gomes, no bairro Rudge Ramos, e os preços dos ingressos variam de R$ 10 (meia-entrada) a R$ 20.

O show “Concerto para Pixinguinha” é baseado no disco homônimo – considerado um dos melhores álbuns de 2016 no Prêmio Profissionais da Música 2017, na categoria Melhor Projeto de Choro. Ao lado do quarteto liderado pelo baixista Marcos Paiva, diretor musical do projeto, a cantora apresentará alguns dos clássicos do compositor carioca, como Lamentos e Mundo Melhor (parcerias com Vinícius de Moraes) e Fala Baixinho (dele com Hermínio Belo de Carvalho), além das pérolas Rosa e Carinhoso que completa 100 anos neste ano de 2017. Marcos Paiva Quarteto apresenta as instrumentais Displicente, Recordações e São Lourenço no Vinho (todas de Pixinguinha, sendo a última em parceria com Benedito Lacerda).

Compositor, orquestrador, flautista e saxofonista, Pixinguinha, cujo nome verdadeiro é Alfredo da Rocha Viana Filho, além de compor obras que se tornaram clássicos da nossa música, fez orquestrações para cinema e teatro, e arranjos para intérpretes famosos da época, como Carmen Miranda, por exemplo. Foi parceiro de Braguinha, Vinicius de Moraes e Hemínio Bello de Carvalho. Nos anos 1920, fundou o grupo Oito Batutas, que foi o primeiro regional brasileiro a sair do país para uma excursão internacional. Foram para a Europa para passar 30 dias, mas o sucesso foi tanto que ficaram seis meses.

Só por ter composto Carinhoso, a música que recebeu a letra ‘meu coração, não sei por que, bate feliz quando te vê’, Pixinguinha (1897-1973) já estaria numa lista dos maiores da música brasileira. Mas, esse carioca que só viveu 75 anos, fez muito mais. É autor de valsas, sambas e choros, entre eles, sucessos como Rosa e Lamentos, que fazem parte da história da MPB.

Boa parte desse material está no disco Concerto para Pixinguinha, de Vânia Bastos e Marcos Paiva, que marca também a estreia do selo Conexão Musical, do produtor Fran Carlo. O CD é o resultado de um show em homenagem a Pixinguinha, que vem sendo apresentado em várias capitais do Brasil, desde 2013, quando estreou, marcando os 40 anos da morte do compositor.

Serviço 

O show Concerto para Pixinguinha com Vânia Bastos & Marcos Paiva acontece na sexta-feira, dia 18 de agosto, às 21 horas, no Teatro Lauro Gomes. Rua Helena Jacquey, 171, Rudge Ramos, em São Bernardo. Telefone 4368-3483. Vendas pelos sites www.bilheteriaexpress.com.br e www.sampaingressos.com.br.

Palavras-chave:


Comente esta matéria


Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Diário Regional. Comentários discriminatórios ( contra raça, sexualidade, cor, crença e outros) , que violem a lei, a moral e os bons costumes poderão ser denunciados pelos internautas , removidos ou não publicados pela redação.
%d blogueiros gostam disto: