Santo André tem diversão garantida nas férias | Diário Regional

Santo André tem diversão garantida nas férias

04/07/2017 6:28
Print Friendly

Foto: Júlio BastosO mês de férias está recheado de atrações para adultos e crianças nos diversos equipamentos da Prefeitura espalhados pela cidade. Nos onze CESAs (Centros Educacionais de Santo André), por exemplo, haverá, a partir da próxima segunda-feira (10), aulas abertas gratuitas de teatro, dança, circo e taekwondo, para crianças com idade entre 6 e 10 anos. Há turmas no período da manhã e à tarde, durante os dias de semana. Não é preciso fazer inscrição, nem ser aluno da rede municipal de ensino. Basta chegar e se juntar à turma. É necessário apenas ficar atento à programação que varia em cada um dos Centros Educacionais. (Abaixo segue a lista de endereços).

 

Os CESAs também têm diversas atividades aos finais de semana. O programa Aventuras nos CESAs leva esporte radical para as unidades da Vila Floresta (8/7), Cata Preta (15/7), Vila Sá (22/7) e  Vila Linda (29/7), com rapel, para quem quer sentir o frio na barriga de descer um paredão preso em uma corda, escalada, para testar a força de braços e pernas subindo paredes e slackline, um esporte radical relativamente recente que consiste em não só se equilibrar, mas fazer manobras e acrobacias, em uma fita elástica esticada entre dois pontos fixos. No domingo dia 16, acontece uma atividade muito especial. A Orquestra Sinfônica de Santo André (OSSA) vai se apresentar às 15h no CESA Cata Preta. A apresentação é gratuita.

 

Os finais de semana estão repletos de programação por toda a cidade. Para quem curte andar de bicicleta, a opção é a ciclofaixa de lazer, roteiro de cerca de 4 km pelo Centro da cidade, passando pelo Paço Municipal. No local, das 10h às 16h, acontece o projeto ‘Domingo no Paço’, que traz o conceito de club-park, com muita música, dança, atividades recreativas, esportivas e de lazer, entre outros, para crianças e adultos, como encontro de aeromodelismo, Espaço Criança com brinquedos e jogos de tabuleiro, jogos de raquete e slackline, além de espaço para bikes, patins e skates.

No Parque Antônio Pezzolo, mais conhecido como Chácara Pignatari, na Vila Metalúrgica, fica a brinquedoteca, que oferece cinco salas de atividades divididas por faixas etárias, inclusive recém-nascidos e bebês. No Parque Celso Daniel está localizada a primeira ludoteca pública do ABC, que conta com jogos de regras e é voltado para crianças acima de 7 anos.

 

Além disso o  Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa, que  apresenta aos seus visitantes a memória e a história da cidade e região por meio de um acervo composto por aproximadamente 70 mil itens, a Casa do Olhar Luiz Sacilotto com mais de 500  obras de arte contemporânea brasileira e a Casa da Palavra Mário Quintana com  acervo de livros e periódicos especializados em literatura são opções mais voltadas para os jovens e adultos. Assim como o Cineclube, que acontece todos os sábados em auditório anexo ao Teatro Municipal, com o objetivo formar público para o cinema com uma programação diversificada.


Sabina – Para as crianças, a programação de férias da Sabina Escola Parque do Conhecimento e do Planetário e Cinedome Johannes Kepler é mais uma opção de diversão. Na área externa da Sabina, haverá brincadeiras de rua como pular corda, queimada, corre cotia, mãe da rua, passa anel, morto-vivo, amarelinha, cobra-cega entre outras. Durante os dias de semana haverá também oficina de Mosaico Geométrico inspirado nas obras do artista plástico Luiz Sacilotto e a oficina “Meu Dinossauro”, onde as crianças poderão fazer dinossauros de papel que acompanham com os olhos quem os observa, isso por meio de ilusão de ótica. No espaço do Planetário, a criançada vai poder construir  objetos de astronomia, na oficina Astrokids, e curtir jogos pedagógicos que misturam aprendizado de astronomia com muita diversão.  Estas atividades têm horários específicos. É preciso verificar pelo telefone 4422-2000. A programação completa está disponível no site da Prefeitura (https://goo.gl/7C67dX).

 

Endereços dos CESAs

CESA Parque Novo Oratório

Rua Tanganica, 385

Telefone: 3356-7922

 

CESA Vila Humaitá

Rua Guerra Junqueira, 366

Telefone: 3356-7782

 

CESA Cata Preta

Estrada da Cata Preta, 810

Telefone: 3356-7730

 

CESA Parque Andreense

Rua Astorga, s/nº

Km 37,5 da Rodovia Índio Tibiriçá.

 

CESA Parque Erasmo Assunção

Rua Ipanema, 253

Telefone: 3356-7958

 

CESA Vila Linda

Rua Rolândia, 115

 

CESA Vila Palmares

Rua Armando Rocha, 220

Telefone: 3356-7790

 

CESA Vila Floresta

Rua Parintins, 344

Telefone: 3356-7778

 

CESA Jardim Santo Alberto

Rua Petrogrado, s/n.º

Telefone: 3356-8078

 

CESA Vila Sá

Av. Nova Iorque, s/n.º

Telefone: 3356-7794

 

CESA Jardim Santo André

Rua dos Dominicanos, 1250

Telefone: 3356-8074

 

CESA Parque Andreense

Rua Astorga, s/nº

Telefone: 3356-7766

Palavras-chave:


Comente esta matéria


Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Diário Regional. Comentários discriminatórios ( contra raça, sexualidade, cor, crença e outros) , que violem a lei, a moral e os bons costumes poderão ser denunciados pelos internautas , removidos ou não publicados pela redação.
%d blogueiros gostam disto: