Minha Cidade, Regional, Sua região

FMABC comemora 15 anos da primeira gravidez por fertilização in vitro

Barbosa: “São 15 anos de dedicação, crescimento, aprendizado”. Foto: Divulgação/FMABCEm junho de 2002, o Laboratório de Fertilização da Faculdade de Medicina do ABC comemorava a primeira gravidez a partir de óvulos fertilizados in vitro. De algumas poucas salas no Prédio Central, a iniciativa cresceu e, após 15 anos, tornou-se o serviço universitário com maior volume de procedimentos do país, com mais de 300 ciclos mensais de reprodução assistida, ações de responsabilidade social junto a pacientes com câncer e como referência na atenção à casos especiais, como portadores de HIV e hepatites. Cerca de 2.500 bebês já vieram ao mundo graças ao trabalho desenvolvido na FMABC.

A história do serviço ganhou capítulo especial em 2010, quando foi fundado o Instituto Ideia Fértil, que funciona em prédio próprio no campus. Ligado à disciplina de Saúde Sexual, Reprodutiva e Genética Populacional da FMABC, o Ideia Fértil responde por consultas, exames, inseminações artificiais e procedimentos cirúrgicos. São, em média, 400 novas consultas todos os meses, com a missão de oferecer tratamentos de fertilidade a um custo acessível, que pode ser até 70% menor do que os valores cobrados por clínicas particulares.

“São 15 anos de dedicação, crescimento, aprendizado, gratidão, inovações e realizações. É motivo de orgulho ver que nosso trabalho vem gerando tantos frutos. Atingimos patamar que seria impossível sonhar quando aconteceu o nascimento do primeiro bebê, fruto daquela primeira inseminação. Hoje são mais de 120 colaboradores entre recepcionistas, pessoal de limpeza, médicos, enfermeiras, psicólogos, auxiliares de enfermagem, biomédicos, biólogos, nutricionista, pesquisadores, pós-graduandos, residentes, alunos de iniciação científica e pessoal administrativo. O sucesso obtido nesses anos todos é fruto do trabalho dessa equipe maravilhosa”, garante o presidente do Instituto Ideia Fértil, Caio Parente Barbosa.

Para passar em atendimento, o primeiro contato deve ser via telefone 4433-2830 ou pelo e-mail atendimento@ideiafertil.com.br para agendar participação em palestra inicial gratuita. Não há fila de espera. Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no campus da FMABC (av. Lauro Gomes, 2000, Vila Sacadura Cabral, S.André ).

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*