Política-ABC, São Bernardo do Campo, Sua região

Morando vai à Alemanha para reunião na Volkswagen

Ontem, Morando assinou o termo de transmissão de cargo para o vice-prefeito Marcelo Lima. Foto: Gabriel Inamine/PMSBCO prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), embarcou, ontem (20), à Alemanha para reunião com diretores da matriz da Volkswagen, que fica na cidade de Wolfsburg, Centro-Norte do país. A pauta será em torno da definição da planta industrial da cidade para fabricação do hatch Polo. Além de Morando, a comitiva do Paço conta com os secretários de Desenvolvimento Econômico, Hiroyuki Minami, e de Comunicação, Thais Santiago.

A ida à Alemanha é a primeira viagem internacional da administração municipal e, de acordo com Morando, o sentimento é de otimismo em relação aos resultados. “Quando vencemos a eleição, destacamos que um dos objetivos seria a reindustrialização de São Bernardo. Voltar a fazer que o município seja o local das oportunidades. Como todo o compromisso que assumimos, vamos cumprir. Visitamos todas as montadoras e seguimos estreitando relacionamento e agindo como agente facilitador para trazer resultados à cidade. Assim, são mais empregos e aquecimento para a nossa economia”, destacou.

No início da gestão, Morando visitou a planta de São Bernardo para reunião com presidente da montadora no Brasil, David Powels. Durante o encontro foram abordadas questões sobre como o poder público poderia atuar em auxílio à empresa, destacando novas políticas de incentivo visando ao aquecimento da economia, geração de empregos e desenvolvimento econômico.

“Estive em reunião pessoalmente com várias empresas da cidade. Acredito que a administração municipal precisa ser um agente facilitador, que garanta planos sustentáveis para gerar negócios, além de abertura de postos de trabalho. Parte dessa missão começamos a avançar mais com esta ida à Alemanha. É obrigação do gestor garantir esta funcionalidade. O nosso país sofreu muito com uma política que não valorizou esta busca de estreitamento de negócios internacional”, pontuou Morando.

A administração municipal projeta que com a fabricação do Polo no município sejam abertos mais postos de trabalhos diretos e indiretos e auxilie na arrecadação de receitas à cidade.

Ontem, Morando assinou o termo de transmissão de cargo para o vice-prefeito Marcelo Lima, que responderá pela função até domingo. “O que tenho a dizer hoje é gratidão com o ato e garantir que vamos dar continuidade a todos planos da administração”, destacou Lima.

Planta de São Bernardo

A fábrica da Volkswagen em São Bernardo é a mais antiga da montadora fora da Alemanha. Chegou ao município em 1953 e, atualmente, emprega 9.163 trabalhadores.

A nova geração do Polo começará a ser produzida em São Bernardo a partir do terceiro trimestre deste ano. O modelo vai ocupar espaço intermediário na gama de veículos da marca entre o Fox e Golf. Gerações anteriores do Polo foram produzidas no Brasil entre 2002 e 2014.

A produção do modelo integra plano de investimentos de R$ 7 bilhões para o período 2016/2020 no Brasil.

Deixe uma resposta