Minha Cidade, São Bernardo do Campo, Sua região

Carreta da Mamografia realiza mais de 1.500 exames em São Bernardo

Equipamento permaneceu por 45 dias e atendeu mulheres por regiões da cidade. Foto: Gabriel Inamine/PMSBCA Prefeitura de São Bernardo divulgou, ontem (20), balanço dos exames realizados pela Carreta de Mamografia, do Programa Mulheres de Peito, do Governo do Estado, em parceria com o município. Em 45 dias de funcionamento, o equipamento realizou mais de 1.500 exames.

Por iniciativa da prefeitura, a estadia da Carreta foi prorrogada por 15 dias e levada para o bairro Vila São Pedro. O equipamento operou do dia 3 de maio até o dia 6 de junho no estacionamento do Teatro Elis Regina (avenida João Firmino, 900, no Bairro Assunção), realizando mais de 1.200 procedimentos. Após esse período, foi transferida para a Vila São Pedro, onde atendeu cerca de 350 mulheres, do dia 8 a 17 de junho. O programa conseguiu atingir a meta de atendimento, em todos os dias que permaneceu no município.

Diariamente eram distribuídas 50 fichas, de segunda a sexta-feira, e 25 aos sábados.

O prefeito Orlando Morando (PSDB), comemorou o balanço divulgado sobre a carreta. “Podemos dizer que essa foi mais uma vitória para a Saúde de São Bernardo. Conseguimos trazer o equipamento para a nossa cidade e cuidar da saúde de mais de 1.500 mulheres. O diagnóstico precoce é o melhor tratamento que existe e a prefeitura tem como meta, continuar cuidando de todos os moradores da cidade.”

O secretário de Saúde, Geraldo Reple, explicou que embora a campanha seja coordenada pelo governo do Estado, as mulheres que foram diagnosticadas com câncer de mama, serão tratadas no município. “Essas mulheres serão encaminhadas ao CAISM (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher) e receberão todo o suporte e tratamento necessário. Além das consultas e medicamentos, também participarão de grupos de apoio e de terapias ocupacionais”, enfatizou Reple.

Essa foi a primeira vez que o “Programa Mulheres de Peito” estacionou a Carreta da Mamografia em São Bernardo. Durante a inauguração do projeto, a primeira-dama, Carla Morando, ressaltou a importância de o equipamento voltar todos os anos ao município. “A iniciativa de trazer a carreta de mamografia é essencial para ajudar a diagnosticar o câncer de mama. Tenho certeza que essa foi a primeira das muitas vezes que a carreta ficará para o município, vou fazer de tudo para ela vir todos os anos e ajudar na prevenção todas as mulheres”, disse Carla.

Deixe uma resposta