Uncategorized

Prefeitura de São Bernardo inaugura heliponto público no Hospital de Clínicas

Inauguração contou com a presença de Orlando Morando e do Subcomandante da Polícia Militar de São Paulo. Foto: Omar Matsumoto/PMSBCA Prefeitura de São Bernardo inaugurou, nesta segunda-feira (19), o heliponto do Hospital de Clínicas – Estrada dos Alvarengas, 1001, no Alvarenga. O equipamento do município é o primeiro hospital  do ABC a possuir o heliponto, homologado pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). O novo espaço vai melhorar na mobilidade de pacientes de urgência e emergência, além do transporte de órgãos para doação.

A solenidade contou com a presença do prefeito Orlando Morando, do Subcomandante da Policia Militar, Coronel Mauro Ricciarelli, do secretário de Segurança Urbana, Coronel Carlos Alberto e da superintendente do Complexo Hospitalar de São Bernardo, Agnes Faria, demais autoridades e vereadores. Em seu discurso, o chefe do Executivo destacou que o espaço havia sido inaugurado junto com o complexo hospitalar pela gestão passada, entretanto, jamais teve sua documentação regularizada.

“Desde o início da gestão, focamos para conseguir receber a licença da ANAC. A autorização, só foi publicada no Diário Oficial da União em março. O heliponto, a partir de hoje, vai operar 24 horas por dia e complementar o quadro assistencial da saúde do município. Nós dispomos de 34 UBS, 9 UPAS e 4 Hospitais e ter o equipamento, pronto para uso, significa fornecer a possibilidade de um atendimento mais rápido”, salientou Morando.

Outro ponto detalhado pelo chefe do Executivo foi sobre a localização do Hospital de Clínicas. “Essa região está próxima a três rodovias. Agora, o socorro de pacientes que sofreram acidentes será mais eficaz. O águia da Polícia Militar possui 25 aeronaves multiuso, que prestam auxílio na segurança, nos primeiros socorros e até mesmo no transporte de órgãos. Tenho certeza que cada pouso que acontecer nesse local, permitirá mais uma oportunidade de vida aos pacientes, esse é o nosso objetivo”, complementou o prefeito.

O cadastro da ANAC tem validade de 10 anos e o local está apropriado para receber aeronaves de até três toneladas, que realizam transporte de passageiros ou órgãos para transplante. O heliponto está equipado com rampas de proteção, bombeiros, que irão operar 24 horas por dia e toda estrutura necessária para segurança, como mangueiras de água e equipamentos de primeiros socorros.

Deixe uma resposta