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Quase 60% dos consumidores planejam reduzir gastos em junho

Segundo o levantamento, 42% dos consumidores utilizaram algum tipo de crédito em abril. Foto: ArquivoConsumidores que planejam reduzir os gastos em junho chegam a 58%, revela o Indicador de Propensão ao Consumo, calculado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) Brasil e pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL).

Segundo a pesquisa, os principais motivos são a tentativa de economizar (23%), os preços mais elevados (18%), o endividamento (15%) e a redução de renda (10%).

A maior parte dos entrevistados diz que não tem sobra nem falta de dinheiro (42%) e 37% dizem estar no “vermelho”, sem conseguir pagar todas as contas. Somente 15% dizem estar com sobra de dinheiro. Excluindo itens de supermercado, o grupo formado por roupas, calçados e acessórios foi citado por 23% dos consumidores que pretendem comprar em junho. Em seguida aparecem os itens de farmácia (22%), recarga de celular (18%) e perfumes e cosméticos (13%).

“A quantidade de consumidores no limite de seu orçamento pode ser reflexo da crise econômica, mas também não se pode desconsiderar a falta de organização financeira, que leva ao acúmulo de dívidas e a todas as consequências que decorrem do aperto, como estresse e até o desentendimento familiar”, afirmou a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti. “O tempo que o consumidor passa cuidando de suas finanças pode determinar se, no final do mês, ele estará em aperto e em dificuldades ou com as contas em dia.”

Crédito

O levantamento também apontou que 42% dos consumidores utilizaram algum tipo de crédito em abril. O cartão de crédito foi a modalidade mais usada (36%), seguido de cartão de loja e crediário (14%) e limite do cheque especial (6%).

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