Minha Cidade, São Bernardo do Campo, Sua região

Prefeitura de São Bernardo promove ação em shopping em prol do Dia Mundial Sem Tabaco

Evento realizou mais de 50 testes de função pulmonar em pessoas com mais de 40 anos, fumantes e ex-fumantes. Foto: Ricardo Cassin/PMSBCA Prefeitura de São Bernardo realizou, nesta sexta-feira (2), mais uma ação em prol do Dia Mundial Sem Tabaco (comemorado dia 31). O evento aconteceu no Shopping São Bernardo Plaza e realizou mais de 50 exames de função pulmonar, gratuitamente.

O procedimento foi realizado em pessoas com mais de 40 anos ou fumantes e ex-fumantes. O público foi abordado no próprio shopping, pelos agentes comunitários de saúde. Quem aceitou realizar o teste, já saiu com o resultado em mãos, analisado por um médico pneumologista.

O Secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple participou da ação e também aproveitou a oportunidade para realizar o exame e incentivar as pessoas. “Essa ação é extremamente importante para identificar possíveis doenças do pulmão, o uso do cigarro pode ocasionar mais de 50 doenças, entre elas está o câncer de pulmão. A prevenção é sempre o melhor tratamento”, explicou Reple.

O comerciante e morador de São Bernardo, Allan Nascimento, de 30 anos, fuma desde os 11 anos de idade, estava no shopping a passeio, quando foi abordado pela agente de saúde. “Eu estava precisando fazer esse exame e essa ação facilitou a minha vida. Além disso, já estou saindo daqui com o resultado em mãos, agora já posso remarcar a consulta com meu médico”, comemorou o paciente.

Já o cabeleireiro, Robson Menegocci, de 38 anos, deu uma parada nos atendimentos e correu para realizar o exame. “A gente sempre se preocupa em realizar exames de sangue, mas nunca nos preocupamos em saber como está o pulmão. Vou sair daqui sabendo todo o estrago que o cigarro me causou”, afirmou o morador.

Os pacientes identificados com problemas foram encaminhados para tratamento com pneumologista nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Além disso, as pessoas que demonstraram vontade em parar de fumar também foram indicadas ao grupo Antitabaco, que acontece nas 34 UBSs do município.

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*