Minha Cidade, Santo André, Sua região

Em parceria com Polícia Militar, Santo André realiza Operação Citadel com foco no Centreville

Serra lançou ontem operação em parceria com a Polícia Militar para combate ao crime. Foto: Ricardo Trida/PSAA Polícia Militar, em parceria com a Prefeitura de Santo André, iniciou ontem (2) a Operação Citadel, que atuará durante todo o fim de semana na região do Centreville. O lançamento aconteceu no Paço Municipal, com a presença do prefeito Paulo Serra (PSDB) e demais membros da administração e órgãos parceiros da ação.

Discutida no âmbito do Comitê Integrado de Segurança (CIS), grupo criado pela Prefeitura para debater estratégias conjuntas de combate à criminalidade, a Operação Citadel conta com 48 viaturas e 200 integrantes da Polícia Militar; 21 viaturas e 52 integrantes da Guarda Civil Municipal; 17 viaturas e 120 integrantes da Polícia Civil, além de 3 viaturas e 10 integrantes da Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André).

A atividade consiste em uma série de ações preventivas envolvendo o 41º Batalhão da PM de Santo André, por meio de sua Força Tática e demais programas de policiamento e apoio de unidades especializadas, como ROCAM, Cavalaria, Policiamento de Choque, Policiamento de Trânsito, Policiamento Ambiental, Canil e Grupamento Aéreo. Entre os órgãos municipais e federais que atuam na operação, estão, Guarda Civil Municipal de Santo André, Departamento de Engenharia de Tráfego, Secretaria da Saúde, Departamento de Controle Urbano, Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André (Semasa) e Delegacia Regional Tributária.

“É uma alegria ver que as operações a partir do nosso Comitê Integrado de Segurança estão diariamente saindo do papel, com um grande ineditismo que é essa união de forças, esse é o principal ingrediente. A prefeitura tem uma grande capacidade de fiscalização, mas somada à Policia Militar, a operação ganha outra dimensão. Essa é a grande inovação do trabalho que está sendo feito na segurança da cidade”, afirmou o prefeito Paulo Serra (PSDB).

Objetivo

O objetivo da operação é reduzir os indicadores criminais, especialmente em roubos em geral, tráfico de drogas, entre outros, e propiciar à sociedade uma percepção real de segurança pública. Serão diversas ações com enfoque criminal e também administrativo, desenvolvidas a partir de bloqueios policiais e outras modalidades de fiscalização adotadas pelos órgãos envolvidos, dentro de cada respectiva competência legal.

A população poderá colaborar para o sucesso da operação transmitindo informações sobre irregularidades e crimes. Basta ligar para os telefones: 190 (em caso de emergência); Disque PM: 0800-0555- 190 ou Disque-Denúncia: 181.

Deixe uma resposta