Diadema, Política-ABC, Sua região

Prefeitura de Diadema envia projeto de PPP da Iluminação à Câmara

Lauro Michels: “assim que a Câmara aprovar, podemos dar andamento em todo o processo”. Foto: ArquivoA Prefeitura de Diadema vai enviar para a Câmara, ainda esta semana, projeto que autoriza a realização de Parceria Público-Privada (PPP) para revitalização e modernização da iluminação da cidade. O chamamento público já foi lançado e seis audiências públicas também já foram realizadas. “Assim que a Câmara aprovar, podemos dar andamento em todo o processo”, explicou o prefeito, Lauro Michels (PV).

A PPP da iluminação está estimada em R$ 45 milhões. A empresa que assumir o gerenciamento vai ficar responsável por trocar todos os 21 mil pontos de iluminação pública da cidade por lâmpadas de LED, além de expandir o sistema. Além de melhorar e ampliar a iluminação, o investimento de R$ 45 milhões, que deve ser executado em quatro anos, também deve contemplar a construção de uma central de gerenciamento em tempo real.

“Vamos ter controle de luminosidade, possibilitando diminuir ou aumentar a intensidade em determinados pontos, o que ocasiona economia de consumo”, detalhou Michels, em entrevista recente ao Diário Regional. “Também vamos poder ver, pela central, se existem lâmpadas que precisam ser trocadas”, completou. O prazo de contrato da PPP é de 25 anos.

Resíduos

A administração municipal também está finalizando estudo para realização da outra PPP, desta vez, para coleta e gestão de resíduos. O contrato deve ser de até 30 anos, mas ainda não foram definidos valores. “A PPP do lixo gera uma economia com relação ao que é gasto atualmente, porque tem outras maneiras de fazer as coisas. Tem coleta de lixo domiciliar, gestão do lixo reciclável, tem a parte de lixo eletrônica, são várias etapas”, citou. “A PPP vai incluir as cooperativas, englobando para geração de emprego e renda”, garantiu.

A exemplo do que ocorreu com a PPP da Iluminação, serão realizadas audiências públicas para apresentar o projeto para a população. A estimativa do governo é que todo o processo da parceria para melhorias na iluminação seja concluído ainda este ano. A PPP de resíduos deve ser finalizada apenas no ano que vem.

Deixe uma resposta